Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens
- Universidade de Évora(parceiro)
- Universidade Federal do Pará(parceiro)
Resumo
O presente projecto parte do pressuposto de que os conhecimentos, concepções e experiências dos professores estão relacionados com as formas como organizam o ensino e a avaliação. Consequentemente, há relações que importa descrever e compreender nas práticas dos professores nos domínios do ensino e da avaliação e as aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Assim, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes turmas do ensino básico (7–10 anos) portuguesas e brasileiras, para compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
1- Identificar as práticas avaliativas desenvolvidas em diferentes escolas portuguesas e brasileiras
2-Compreender as relações entre essas práticas e a aprendizagem e o sucesso dos alunos