Comportamento de sondas de membrana fluorescentes em bicamadas lipídicas: combinando teoria e experiência.

Cofinanciado por:
Designação do projeto | Comportamento de sondas de membrana fluorescentes em bicamadas lipídicas: combinando teoria e experiência.
Código do projecto | PTDC/QUI-QUI/098198/2008
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Évora(líder)
  • Instituto Superior Técnico(parceiro)

Data de aprovação | 16-09-2009
Data de inicio | 16-09-2009
Data de conclusão | 16-09-2013

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 125807 €

Resumo

A espectroscopia e a microscopia de fluorescência têm sido usadas em biofísica de membranas há décadas. Em estudos de membrana a unidade estrutural básica é a bicamada de lípidos, e como estes não fluorescem, o uso de sondas extrínsecas de membrana é uma necessidade. As simulações por dinâmica molecular (MD), ao providenciarem informação detalhada à escala atómica, representam um meio valioso para caracterizar a localização e dinâmica de sondas na bicamada, assim como a magnitude de perturbação que elas induzem na estrutura lipídica. Propriedades do fluoróforo tais como distribuição mássica, orientação, extensão de solvatação/ligações de hidrogénio, funções de distribuição radial, dinâmica rotacional e translacional, estado de agregação e energia livre de inserção na bicamada podem ser estudadas. Por outro lado, os parâmetros da bicamada incluem área por lípido, distribuições mássicas, dinâmica translacional e rotacional (grupo polar, cadeias acilo), parâmetros de ordem, orientação das moléculas de água e de grupos polares lipídicos na interface e potencial electrostático de membrana. A comparação de corridas de simulação na presença e na ausência de sonda incorporada na bicamada permite avaliar a perturbação induzida por aquela. Para validação dos parâmetros e protocolos de simulação, vários parâmetros calculados por simulação podem ser comparados com observáveis experimentais, algumas das quais obtidas usando diferentes técnicas de fluorescência, conforme comentado acima. Adicionalmente, informação detalhada única pode ser obtida à escala atómica. O projecto presente visa caracterizar em detalhe o comportamento de classes importantes de sondas de membrana por combinação de simulações de MD com experiências de fluorescência adequadas. Para cada sonda, graus de liberdade tais como concentração de sonda, fase lipídica e composição da bicamada serão explorados. Uma caracterização extensiva das propriedades da sonda inserida na bicamada, bem como do seu efeito nesta, será realizada. A informação com detalhe atómico obtida vai permitir simultaneamente racionalizar as propriedades conhecidas e revelar novas luzes sobre cada uma das sondas estudadas. Limites para o uso seguro das sondas sem indução de perturbação significativa da membrana serão estabelecidos.

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos

We aim to combine theoretical (MD) and experimental (fluorescence, DSC) techniques to achieve detailed characterization of the behaviour of fluorescent membrane probes in lipid bilayers and their eventual perturbation effects on the latter. Although fluorescent probes have long been used in membrane studies, the application of computational methods to study their behaviour therein is very scarce and recent. This is strikingly at odds with the variety of membrane probes commercially available and the amount of experimental work produced using these molecules. On the other hand, most reported studies are entirely theoretical, solely drawing on literature for comparison with experiment. We will use this approach to study several classes of fluorescent membrane probes.

Atividades

The following activities are expected to result from the project: 

- Publication of 1 book chapter and 10 peer-reviewed journal articles

- Presentation of 12 communications (6 at national conferences + 6 at international conferences) 

- Completion of 1 Ph.D. and two MSc. theses

- Organization of a workshop

Attribute Type Value
id integer 1853