Edição Crítica dos Textos de Iannis Xenakis.

Cofinanciado por:
Designação do projeto | Edição Crítica dos Textos de Iannis Xenakis.
Código do projecto | PTDC/EAT-MMU/105129/2008
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Évora(líder)
  • Université de Montpellier(parceiro)

Data de aprovação | 16-09-2009
Data de inicio | 01-04-2010
Data de conclusão | 01-04-2013

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |

Resumo

Iannis Xenakis é reconhecido como um dos compositores mais importantes do século vinte. Além de uma obra extensa, legou-nos uma grande quantidade de textos sobre vários assuntos, entre os quais a música, arquitectura, ciência, filosofia, estética. Alguns desses textos estão esgotados; outros não foram publicados. Um dos objectivos deste projecto é torná-los disponíveis. Mas publicá-los sem comentários não faria justiça a este "artista-criador".
O teor científico dos seus textos teóricos afastou alguns músicos ou musicólogos que não tinham uma formação científica. Assim, Xenakis foi considerado por muitos como "compositor-matemático". Foi sugerido que a sua obra se baseava essencialmente em cálculos. Na realidade, só uma parte dos seus textos incidem sobre a formalização da música. Além disso, uma análise pormenorizada da sua obra revela algumas diferenças entre o que o compositor diz ou escreve e o que faz na realidade. Publicar os textos de Xenakis sem comentários perpetuaria os mesmos malentendidos e não contribuiria para uma melhor compreensão da sua obra e do seu pensamento. Os seus textos precisam de ser anotados e comentados em relação à sua obra bem como de ser enquadrados no contexto em que foram escritos.

Este projecto, que tem em consideração os livros de Xenakis já publicados,  consiste na publicação de três volumes de textos menos conhecidos:

1) Entrevistas (incluindo uma entrevista biográfica inédita com Henri-Louis de la Grange)
2) Xenakis sobre Xenakis (compilação de notas de Xenakis sobre as suas obras)
3) Primeiro Xenakis (desde o início até "Formalized Music", incluindo textos sobre o folclore, o serialismo, etc.)

Como parte de um plano mais amplo para publicar os textos de Xenakis, este projecto segue a publicação em francês e inglês do livro de Xenakis "Music and Architecture", com comentários de Sharon Kanach.

Esta edição tenciona tornar-se uma obra de referência para futuras investigações sobre Iannis Xenakis. É realizada com o consentimento dos herdeiros do compositor, Françoise Xenakis et Mâkhi Xenakis-Klatzmann.