Campeonato Nacional de jogos Matemáticos 2007 - Évora
Resumo
Os jogos têm sido uma fonte de prazer, interesse e fascinação desde tempos longínquos, atravessando todas as culturas e povos. O interesse pelo jogo é transversal a todas as idades, sendo um dos temas em que se conjugam facilmente o interesse de amadores e profissionais, de cidadãos vulgares e eminentes matemáticos. Para além do entretenimento, os jogos apresentam um grande potencial cultural, pedagógico e didáctico.
Este projecto foi elaborado para a realização da Final do 3º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, o qual envolveu mais de 700 jovens de todos os ciclos de estudo, do Ensino Básico ao Ensino Secundário. Deste campeonato fizeram parte 6 jogos: Pontos e Quadrados (1º Ciclo), Semáforo (1º e 2º Ciclo), Ouri (1º, 2º e 3º Ciclo), Hex (2º Ciclo, 3 º Ciclo e Secundário), Amazonas (3º Ciclo e Secundário) e Go (Secundário).
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Contribuir para despertar o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza; Estimular o interesse e a confiança na Matemática dos alunos de todos os níveis de ensino em Portugal; Desenvolver conhecimentos, aprendizagens e destrezas que se constroem quando se joga.