Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso.
Cofinanciado por:
Designação do projeto |
Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso.
Código do projecto | PTDC/CED/66574/2006
Objetivo principal |
Região de intervenção |
Entidade beneficiária |
Universidade de Évora(líder)
Data de aprovação | 27-07-2007
Data de inicio | 02-11-2007
Data de conclusão | 02-11-2010
Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |
Resumo
Este estudo de natureza longitudinal procura, como se disse, acompanhar os estudantes no seu percurso académico em transferência de ciclo/nível de estudo, a saber: (a) A identificação e medição das variáveis consideradas será feita, em simultâneo, na transição de estudantes do 9.º para o 10.º anos, do 12.º ano para o 1.º ano do 1.º Ciclo de Estudos Superiores, e do 1.º ano do ensino superior para o segundo.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
- To characterize the concepts of academic and school success, and teaching quality as well as socio-cognitive representations . - To identify the students' representations about “teaching quality”. - To study the evolution of the students' representations about “ teaching quality” along their academic course.