C3 - Crescer Com Ciência

Cofinanciado por:
Designação do projeto | C3 - Crescer Com Ciência
Código do projecto |
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Évora(líder)
  • Agrupamento de Escolas de Arraiolos(parceiro)
  • Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo(parceiro)
  • Agrupamento de escolas nº1 de Évora(parceiro)
  • Agrupamento de escolas nº2 de Évora(parceiro)
  • Agrupamento de escolas nº4 de Évora(parceiro)
  • Agrupamento de Escolas Severim de Faria, Évora(parceiro)

Data de aprovação | 15-03-2006
Data de inicio | 01-05-2006
Data de conclusão | 18-12-2007

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |

Resumo

O projecto “C3 – Crescer com Ciência” pretende implementar uma

rede regional para o ensino experimental no primeiro ciclo.

Propõe-se um conjunto de 22 actividades que permitirão abordar,

de forma transversal e interdisciplinar, as várias temáticas do

estudo do meio, contribuindo para um aprofundamento do

conhecimento e desenvolvimento do gosto pela experimentação e

pela ciência. As experiências desenvolvidas estão enquadradas

em três grandes áreas: “O Mundo em Acção”, que visa explorar os

fenómenos físicos e a sua interacção com o Homem “ O Mundo

em Transformação”, que visa explorar os fenómenos químicos e a

sua importância no quotidiano e “Os Seres Vivos e o Meio” que

pretende explicar e interpretar as interacções biológicos e

bioquímicos nos seres vivos.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos

Este projecto tem como principal objectivo a criação de uma rede regional para experimentação no ensino básico: Rede C3 - Crescer com Ciência.

As principais funções desta rede de experimentação serão o desenvolvimento de actividades de cariz prático-experimental em contextos diversificados e a implementação do ensino experimental em escolas do 1º ciclo da região Alentejo

Atividades

Acções de formação de professores do 1º ciclo no âmbito de Ensino Experimental das Ciências