Exper - Sismologia: Experimentando para conhecer

Cofinanciado por:
Designação do projeto | Exper - Sismologia: Experimentando para conhecer
Código do projecto | POCTI/DIV/00047/2005
Objetivo principal |

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Évora(líder)
  • Escola EB 2,3/Cunha Rivara de Arraiolos(parceiro)
  • Escola Secundária André de Gouveia(parceiro)
  • Escola Secundária com 3º Ciclo(parceiro)
  • Escola Secundária Conde de Monsaraz(parceiro)
  • Escola Secundária de Coruche(parceiro)
  • Escola Secundária de Nelas(parceiro)
  • Escola Secundária de Odivelas(parceiro)
  • Escola Secundária Diogo Gouveia(parceiro)
  • Pólo de Estremoz(parceiro)
  • Universidade de Aveiro(parceiro)
  • Universidade de Lisboa(parceiro)

Data de aprovação | 10-03-2005
Data de inicio | 01-04-2005
Data de conclusão | 31-12-2007

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional |

Resumo

Propomos fazer chegar o projecto EXPER aos estabelecimentos de ensino não superior através da disponibilização de dados, ferramentas e experiências produzidos. Para isso contamos com os saberes científicos e técnicos, empenho e experiência de 3 unidades de investigação neste domínio que se dispuseram cooperar (CGE, CGUL, Depto. de Geociências da Univ. de Aveiro). No apoio ao desenvolvimento de recursos e apresentação de estratégias para a difusão da cultura científica usufruímos da colaboração do Centro Ciência Viva de Estremoz. A dinâmica deste projecto funda-se na criação e animação de uma oficina/laboratório itinerante. A estrutura Oficina/laboratório de sismologia apresentar-se-á como um espaço apetrechado com um conjunto de equipamentos científicos e protótipos didácticos adequados à dinamização de ambientes de ensino e divulgação científica. Pretende-se promover e facilitar a compreensão fenomenológica de alguns dos aspectos físicos e tecnológicos fundamentais da sismologia.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos

  • Facilitar a educação científica ao nível dos ensinos não superior através do estabelecimento de um programa de colaboração entre a comunidade educativa e científica, em torno dos temas sismologia e risco sísmico.

Atividades

  • Localização e dimensionamento de sismos no enquadramento conceptual da sismologia, 2005. Geonovas; Lisboa; Vol. 19
  • XXV Curso de actualização de Professores de Geociências,Univ.de Évora, 2005;
  • outras comunicações;
  • seminários;
  • visitas de escolas.