Departamento de Engenharia Mecatrónica
O DEM é um departamento muito jovem, na ECT, que efetivamente teve a seu surgimento formal a 26 de Outubro 2020, com o Despacho Reitoral n. 129/2020. No entanto, e dada a história da Engenharia Mecatrónica na Universidade de Évora, o seu núcleo gerador foi crescendo no seio do Departamento de Física, com a admissão do primeiro PhD em Eng. Mecânica no DFIS, em 1996. Presentemente o DEM tutela 84 UCs da ECT, tem estabelecidos dezenas de protocolos de mobilidade para estudantes e docentes e coordena um conjunto de 6 ciclos de estudos (3 Licenciaturas, 2 Mestrados e 1 Doutoramento) a seguir discriminados: - Licenciatura Engenharia Energias Renováveis; - Licenciatura Engenharia e Gestão Industrial; - Licenciatura Engenharia Mecatrónica; - Mestrado Engenharia da Energia Solar; - Mestrado Engenharia Mecatrónica; - Doutoramento Engenharia Mecatrónica e Energia.
O DEM tem apresentado uma estratégia consistente que aposta na formação especializada em Engenharia, nas vertentes da industria automatizada e dos processos de energia. Evoluindo na vertente industrial, e fruto do estabelecimento do cluster aeronáutico em Évora, o DEM considera ser a sua contribuição social, na formação dos recursos especializados da região, a sua expansão para a Engenharia Aeroespacial, perseguindo este objetivo desde a sua génese, para o qual se tem empenhado na candidatura a financiamentos para implementação de laboratórios aeroespaciais (ver ponto 2.2 Laboratórios) e recrutando doutorados especializados.
O futuro do DEM tem grande potencial de crescimento na ECT, tornando a escola forte na sua dimensão da Tecnologia, enriquecendo os recursos humanos da região e formando especialistas e investigadores habilitados a trabalhar no contexto cada vez mais tecnológico da sociedade nacional e internacional.
Colaboração Docente