Outras Infraestruturas

Perante a crescente necessidade de uma maior competitividade e sustentabilidade das empresas agrícolas, que passa nomeadamente pela redução dos custos de produção a vários níveis, uma rega mais eficiente e práticas de maneio do solo capazes de reduzir as perdas de água por evaporação são aspetos fundamentais. A investigação necessária para alicerçar estes aspetos dispõe agora de um campo experimental em agricultura de regadio, sobre a orientação do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED).
A interligação entre agricultura e ambiente, cada vez mais importante, implica a compreensão das interações solo-planta-ambiente, pelo que esta nova infraestrutura conta também com um sistema cromatográfico acoplado a espectrometria de massa, essencial para o estudo de compostos voláteis e a compreensão destas interligações.
A Universidade de Évora tem vindo a desenvolver projetos de investigação e de transferência de tecnologia nestas áreas, sendo que através desta infraestrutura se potencia a transferência tecnológica e de conhecimento para as empresas e a sociedade.