Infraestruturas do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico

A infraestura de investigação ENGAGE SKA - "Enabling Green E-science for the SKA Research Infrastructure",constituída pelo Instituto de Telecomunicações de Aveiro, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja e Associação RAEGE Açores, desenvolve diversas atividades de investigação e inovação em Portugal enquadradas no âmbito dos design, prototipagem e operação do rádio-telescópio Square Kilometre Array (SKA) e os seus percursores. O ENGAGE SKA, que é a interface da comunidade científica nacional para o SKA, tem à sua disposição o supercomputador OBLIVION adquirido para processar grandes volumes de dados resultantes das actividades por si desenvolvidas e aqueles obtidos pelo SKA. A comunidade científica e empresas vão utilizar o supercomputador por via da Rede Nacional de Computação Avançada (FCT/FCCN). A infraestrutura de investigação é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, POCI e COMPETE 2020, referência POCI-01-0145-FEDER-022217.