Infraestruturas do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico

Infraestrutura colaborativa que promove o networking  entre investigadores, bem como a partilha de equipamento, dados, acervo e ferramentas em Solid Earth Sciences  (SES).

É o nó nacional da infraestrutura de investigação europeia denominada Infraestrutura de Recursos Linguísticos Comuns (CLARIN - Common Language Resources Infrastructure). A CLARIN disponibiliza recursos e tecnologias úteis para académicos e peritos de várias áreas científicas cujos tópicos de investigação, desenvolvimento ou inovação dizem respeito ou estão relacionados com o processamento de Língua Natural, sendo o nó nacional vocacionado para a Língua Portuguesa.

A Rede Portuguesa de Monitorização Costeira (CoastNet) é uma infraestrutura de investigação que está a ser implementada por dois polos MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) associados à Universidade de Évora e à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem como objetivo aprofundar o conhecimento científico sobre o funcionamento dos ecossistemas costeiros, através do desenvolvimento de um sistema remoto de monitorização.
O carácter inovador desta infraestrutura multidisciplinar reside na recolha autónoma de dados biológicos e ambientais, disponibilizando-os quase em tempo real, permitindo analisar a sua variabilidade espacial e temporal. A CoastNet é uma ferramenta útil na monitorização de ecossistemas costeiros e estuarinos e a ausência deste tipo de infraestruturas a nível nacional, reveste-a de grande importância.

O ESMO-PT constitui uma infraestrutura distribuída de investigação científica e tecnológica no âmbito das Ciências do Mar e do Ambiente Marinho, assumindo-se como a organização que coordena as atividades dos observatórios, infraestruturas e laboratórios ESMO estabelecidos em Portugal.

A infraestura de investigação ENGAGE SKA - "Enabling Green E-science for the SKA Research Infrastructure",constituída pelo Instituto de Telecomunicações de Aveiro, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja e Associação RAEGE Açores, desenvolve diversas atividades de investigação e inovação em Portugal enquadradas no âmbito dos design, prototipagem e operação do rádio-telescópio Square Kilometre Array (SKA) e os seus percursores. O ENGAGE SKA, que é a interface da comunidade científica nacional para o SKA, tem à sua disposição o supercomputador OBLIVION adquirido para processar grandes volumes de dados resultantes das actividades por si desenvolvidas e aqueles obtidos pelo SKA. A comunidade científica e empresas vão utilizar o supercomputador por via da Rede Nacional de Computação Avançada (FCT/FCCN). A infraestrutura de investigação é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, POCI e COMPETE 2020, referência POCI-01-0145-FEDER-022217.

O Laboratório HERCULES - Universidade de Évora, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), através do Laboratório José de Figueiredo (LJF), criaram a infraestrutura conjunta ERIHS.pt, dedicada ao estudo de bens patrimoniais. incluindo bens móveis e imóveis, que visa disponibilizar um conjunto de meios analíticos e conhecimento científico nesta área.

A parceria oferece uma infraestrutura laboratorial aberta a investigadores e equipas de investigação em ciências do património, bem como a instituições públicas e a empresas privadas, integrando Investigação, Desenvolvimento e Aplicação (RD&A), no campo da Arqueometria e Conservação do Património Cultural.

Integrada no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIIE) a infraestrutura E-RIHS.pt representa Portugal como plataforma nacional do consórcio europeu E-RIHS- European Research Infrastructure for Heritage Science, integrado desde 2016 no roteiro do ESFRI- European Strategy Forum on Research Infrastructures, sendo a única infraestrutura na área da Inovação Social e Cultural a integrar o novo roteiro.

Com foco na conversão térmica de energia solar a média/altas temperaturas, esta Infraestrutura tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias para Energia Solar de Concentração. Partindo do desenvolvimento de sistemas de concentração, aborda também as suas potenciais aplicações em campos tão diversos como a dessalinização ou tratamento de água, o calor de processo para a indústria, a produção termoelétrica e os combustíveis solares, com promoção de transferência de tecnologia para a indústria, permitindo assim uma abordagem holística ao processo de desenvolvimento de produto.