Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
Mestrado
Ano Letivo 2025/2026
Apresentação
Tendo por base os princípios da educação inclusiva, o mestrado visa capacitar os estudantes para se constituírem como profissionais competentes, reflexivos e interventivos, capazes de analisar criticamente situações educativas, com vista ao planeamento e avaliação de oportunidades de aprendizagem contextualizadas, e socialmente significativas, através das quais todas as crianças e jovens possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem com os seus pares. Pretende também promover a construção e o aprofundamento de conhecimentos científicos e saberes-fazer, que permitam aos mestrandos contribuir para a construção de ambientes educativos inclusivos, identificando e eliminando barreiras à aprendizagem, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a utilização de metodologias participativas.
Procura ainda contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e de diálogo com e entre os vários intervenientes no processo educativo das crianças (famílias, professores titulares, direções de escola, Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva, Equipas de Intervenção Precoce e outros profissionais) com vista à construção da Escola Inclusiva.
- Ciências da educação (142)
Saídas Profissionais
O processo de acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua é renovado a cada edição de acordo com o Decreto-Lei nº 95/97 de 23 de abril. O grau de Mestre oferece a possibilidade de progressão na carreira docente.
Outros profissionais: O mestrado contribui para o desenvolvimento profissional de psicólogos, terapeutas de fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ou psicomotricistas que desenvolvam as suas funções em contextos educativos e pertençam a equipas de intervenção precoce ou centros de recursos para a inclusão
Condições Específicas de Acesso
São destinatários alvo educadores de infância e professores do ensino básico e secundário. São ainda considerados psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicomotricistas que trabalhem em Centros de Recursos para a Inclusão ou Equipas de Intervenção Precoce.
Vias de Acesso e Candidaturas
Propinas
Valor Anual das Propinas
Comissão de Curso
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