Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
Prof. Associado c/ Agregação (Departamento de Pedagogia e Educação)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
Doutoramento: Ciências da Educação (Universidade de Évora - 2005)
Licenciatura: Línguas e Literaturas Modernas-Estudos Portugueses/Línguas e Literaturas (FCSH - Universidade NOVA de Lisboa - 1990)
Assembleia de Departamento de Pedagogia e Educação (Membro)
Centro de Competência TIC (Responsável)
CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia (Membro Colaborador)
Comissão de Curso da Pós-Graduação em Educação Especial (Adjunto)
Comissão de Curso do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Adjunto)
Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Adjunto)
Comissão de Curso do Mestrado em Ensino de Português e de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Adjunto)
Conselho Coordenador da Escola de Ciências Sociais (Membro)
Departamento de Pedagogia e Educação (Diretor)
Ciências da Educação
Educação Literária
Ensino da Língua Materna
Literatura para a Infância
Bibliotecas Escolares
Ensino da Língua Materna
Literatura para a Infância
Bibliotecas Escolares
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Camões, I.P.
acrónimo: ERGUES
em curso até 31/12/2026
Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura. Santillana Editores
Verônica Maria de Araújo Pontes, Luzia Guacira dos Santos Silva e Maria Carmem Silva Batista. Trilhas Pedagógicas 2. Editora CRV
Renata Junqueira de Souza e Berta Lúcia Tagliari Feba. Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática. Storbem Gráfica e Editora
Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores
Balça, A. & Magalhães, O. (2012) Das estórias e da história - Foi quando a família real chegou? e 1808 In E. Debus, D. Juliano, J. Passos & N. Bortoloto (Orgs.) Anais. 5.º SLIJ. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (pp. 527-531) Florianópolis: UFSC-UNISUL
Das estórias e da história - Foi quando a família real chegou? e 1808 In Anais. 5.º SLIJ. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
Ana Cristina Guerreiro & Ângela Balça. (2012). Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Maria Adelina Fonseca & Ângela Balça. (2012). O papel da biblioteca escolar: relação com os professores e com a escola.In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Anabela Tomé & Ângela Balça (2012). LER NA ESCOLA: TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Pomar, C. (Coord.)et al.(2012). Guião de Educação, Género e Cidadania. 2º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Que piensan los futuros professores acerca de las bibliotecas escolares - concepciones y perspectiva. In Anne Godenir & Marianne Vanesse-Hannecart (Eds.). 17th European Conference on Reading Proceedings. (pp. 43-49) Mons: Universidade de Mons.
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. Porto Alegre: Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, vol. 35, n.º 3, p. 371-379
O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVIII, v. 21, n.º22, p. 93-105, jan./abr.2012, UNESP.
* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.