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Adelinda Maria Araújo Candeias

Prof. Associado c/ Agregação (Departamento de Ciências Médicas e da Saúde)

Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado

Fotografia
Doutoramento: Psicologia (Universidade de Évora - 2001)
Mestrado: Psicologia (Universidade de Coimbra - 1996)
Licenciatura: Psicologia (Universidade de Coimbra - 1990)
Assembleia da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (Membro)
Comissão de Curso da Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde (Diretor)
Comissão de Curso do Curso de Formação em Inteligência emocional e bem-estar no local de trabalho (Diretor)
Comissão de Curso do Curso de Formação em Intervenção em Stress e Bem-Estar em contexto de trabalho (Diretor)
Comissão de Curso do Curso de Formação em Princípios básicos de atuação em saúde mental perinatal (Adjunto)
Comissão de Curso do Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde (Adjunto)
Comissão de Curso do Mestrado em Gerontologia e Geriatria (Diretor)
CHRC - Comprehensive Health Research Centre (Membro Integrado Doutorado)
Conselho Científico da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (Presidente)
Conselho Científico da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (Conselheiro)
Conselho Científico (Membro)
Direção de Curso do Programa de Doutoramento em Envelhecimento e Reabilitação (Diretor)
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação; Psicologia Positiva; Avaliação Psicológica; Metodologia de Investigação em Psicologia e Educação
Desenvolvimento psicológico, bem-estar e inclusão ao longo da vida.
Inteligência, criatividade e inovação.
Estilos de vida, bem-estar e preservação cognitiva ao longo da vida.
1. Rede e parceria sobre “Desenvolvimento de metodologias inovadoras de suporte ao desenvolvimento e inclusão educativa e social”. Desde Novembro de 2006 que se temos vindo a consolidar uma parceria estratégica entre Universidade de Évora e a Universidade de Antuérpia e o Centro de investigação INCENA (Inclusion & Enablement) da Faculdade de Medicina da Universidade de Antuérpia (Department of Primary & Interdisciplinary Care/ Unit Disability Studies) e do Departamento de Trabalho Socio-Pedagógico do Plantijn Higher Education College, que integram a Association of University and Higher Education Colleges of Antwerp (Bélgica). Este cooperação está representada nos diversos trabalhos desenvolvidos em conjunto (projectos, publicações, comunicações, eventos) pelas duas universidades e as instituições que têm integrado a parceria que tem tido como foco o desenvolvimento de métodos inovadores de sinalização, avaliação e intervenção biopsicossocial promotores da inclusão, bem-estar e qualidade de vida da pessoa com necessidades de apoio intensas e permanentes ao longo do seu desenvolvimento (tradicional referenciadas como Necessidades Educativas Especiais ou Especificas – NEE). O foco deste trabalho tem sido a relação teoria-prática e investigação-ação biopsicossocial, orientada para a inclusão e a qualidade de vida. Nomeamos de seguida os projetos e as instituições que os têm integrado.

1.1. Projecto IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools: Inclusive Classrooms – a multidimensional approach (Projecto: 128735-CP-1-2006-1-BE-COMENIUS-C21). (Out. de 2006 a Out. de 2009).


1.2. DAFFODIL - Dynamic Assessment of Functioning for Development & Inclusive Learning (Projecto: 142084-2008-LLP-BE-COMENIUS-CMP). (2008-2011).

1.3. DISTINC – Developing an In- Service training in Inclusive Classroom (Projecto: 510072-LLP-1-2010-1-TR-COMENIUS-CMP. (2010-2012).

1.4. Projecto ENABLIN+: Enabling and Including Young People with Complex and Intense Support Needs. Programme: Leonardo Innovation (multilateral project) (Projecto: 541981-LLP-1-2013-1-BE-LEONARDO-LMP. (Dez. 2013-Jun. 2017).

1.5. C&I: Cognition and Inclusion. Programme: ERASMUS+ - KA2 (Projecto C&I-2017-1-BE02-KA202-034722) (Set. 2017- Dez.-2020).


2. Desenvolvimento de um Observatório de Life Long Learning

Desenvolvimento de um Observatório de Life Long Learning e disseminação de boas práticas promotores de desenvolvimento humano, aprendizagem ao longo da vida e inclusão. Desde Abril de 2014 que representa a Universidade de Évora na Rede LWG-PT (Learning Working Group – Portugal), uma parceria portuguesa que congrega 50 parceiros nacionais (Universidades, Politécnicos, Associações e Ordens profissionais, Empresas, Sindicatos, entre outros) para discutir estrategicamente os desafios que se colocam à Aprendizagem ao Longo da Vida. A Rede LWG-PT está inserida na rede europeia EUCIS-LLL (European Civil Society Platform on Lifelong Learning). Nomeamos de seguida os projetos desenvolvidos/em curso e as instituições que os têm integrado.

1.1. Projecto LLL-HUB – O projeto “Lifelong Learning Hub (LLL-Hub)” (Ref.: 543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW; European Commission: Lifelong Learning Programme);

2.2. Projeto de desenvolvimento de um Observatório de Life Long Learning e disseminação de boas práticas promotores de desenvolvimento humano; Este projeto coordenado pelo Instituto Politécnico de Tomar, está a ser desenvolvido no âmbito da Rede LWG-PT (Learning Working Group – Portugal), uma parceria portuguesa que congrega 50 parceiros nacionais (Universidades, Politécnicos, Associações e Ordens profissionais, Empresas, Sindicatos, entre outros) para disseminar estrategicamente as boas práticas de Aprendizagem ao Longo da Vida, no contexto da Sociedade do Conhecimento e das competência chave para o século XXI.


3. Desenvolvimento Psicológico, Bem-Estar e Inclusão.
Alargamento da rede internacional de cooperação com três Universidades alemãs, com vista ao reforço da investigação no campo do Desenvolvimento psicológico, Bem-estar e Inclusão.

Desde Maio de 2015 até ao presente – colaboração com o Instituto de Psicologia, Universidade de Leipzig, Alemanha, representada pelos diversos trabalhos conjuntos com a Professora Evelyn Witruk e o Professor Doutor Konrad Reschke (projectos, publicações, comunicações, workshops, seminários, scientific meetings) e que se consolidou com na sua estadia como investigadora visitante durante a licença sabática (Fevereiro de 2017 a Janeiro 2018). Esta parceria foi alargada em 2017 à Universidade de Ciências Aplicadas de Zwickau e à Universidade de Ciências Aplicadas DPFA Hochschule Sachsen, Leipzig.

Desde Abril de 2002, desenvolve actividade científica autónoma no domínio da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. A área de atividade científica principal é desenvolvimento psicológico em contextos de educação e formação. Tendo começado pela conceptualização e avaliação de atitudes e de representações cognitivas/sociais de crianças e jovens e a sua relação com o rendimento escolar, a conceptualização e a avaliação da inteligência social e da competência social e a sua relação com a inteligência geral, a compreensão da complexidade do funcionamento psicológico, nomeadamente: componentes cognitivas (e criativas) (processos e conteúdos), de bem-estar (emoções, expectativas) e contextuais (valores, normas, relação com os outros) marca todo o seu percurso.


O foco desta atividade investigativa tem sido o desenvolvimento de métodos e práticas inovadores, quer em termos de validade (especialmente validade teórica e validade ecológica) e consequentemente mais justos na caracterização do potencial de desenvolvimento humano que promovam o uso de abordagens inclusivas e promotoras de saúde e bem-estar, na intervenção psicológica.


Este trabalho tem sido concretizado através de redes de cooperação nacionais e internacionais como se espelha nas equipas de trabalho envolvidas e que pode organizar-se em 2 eixos fundamentais e complementares: (I) Desenvolvimento de Competências, Aprendizagem e Rendimento e (II) Desenvolvimento e Inclusão.


 


I. Desenvolvimento de Competências, Aprendizagem e Rendimento


Neste eixo insere a coordenação de projetos que têm contribuído para a construção de modelos psicológicos do desenvolvimento psicológico em contexto educativo (por exemplo no projeto RED) e de modelos práticos de intervenção psicopedagógica promotores da qualidade das aprendizagens e do bem-estar de alunos e professores (PMA-CEAG XXI).


Estes projetos têm fomentado ainda a construção e/ou adaptação de instrumentos de avaliação e programas de intervenção psicológica e psicopedagógica inovadores (e.g., PCIS, PACS, PACS-Car, QAFE, QAF-M, QAF-LP, QAF-CFQ, etc.).


 


II. Desenvolvimento Psicológico & Inclusão


Este eixo desenvolveu-se a partir do eixo anterior, justificado pela necessiade de articular investigação científica com as necessidades emergentes da comunidade no âmbito de métodos mais ajustados às necessidades de pessoas com problemas de desenvolvimento e/ou de aprendizagem. A busca de respostas para os problemas emergentes nos contextos de vida de pessoas com necessidades de apoio à sua inclusão, levou-nos ao desenvolvimento de diversos projectos de investigação e de investigação-acção. Nesta demanda temo-nos orientado pela procura de soluções inovadoras – baseadas na investigação acção e fundamentadas em modelos de investigação, de avaliação e intervenção emergentes (por exemplo a avaliação dinâmica do potencial). Este trabalho tem sido desenvolvido em equipas multidisciplinares, nacionais e europeias (com especial ênfase para a comunidade europeia), com o intuito de melhor contribuir para promover o desenvolvimento e a plena cidadania de pessoas com necessidades de apoio à sua inclusão.


 


 

 


 

KA220-SCH-E2F6F850 / Comissão Europeia
acrónimo: COMPUSEL
em curso até 31/08/2024
KA220-ADU-00F5DF61 / Comissão Europeia
acrónimo: TETRA-S
em curso até 31/12/2024
2020-1-BE02-KA201-074751 / Comissão Europeia
acrónimo: ASUMIE
concluído em 31/08/2023
2017-1-BE02-KA202-034722 / Comissão Europeia
concluído em 31/08/2020
Gulbenkian XXI / Fundação Calouste Gulbenkian
concluído em 10/12/2018
ENABLIN / Comissão Europeia
concluído em 30/01/2017
/ Alto Comissariado para a Saúde
concluído em 11/03/2014
DAFFODIL / Comissão Europeia
concluído em 30/04/2011
Candeias, A., Félix, A., Galindo, E. & Portelada, A. (2023). Inclusive Education in Portugal. In M. Cairo, M. Caruba (Coord.) Additional Support and Mediated Learning in Inclusive Education in Europe (pp. 132 - 151). Vita E Pensiero. ISBN:978-88-343-5441-4. https://www.researchgate.net/publication/372892257_Inclusive_Education_in_Portugal
Almeida, G., Félix, A. & Candeias, A. (2023, July, 03). Mobility Inclusion [Oral Communication]. Summer Course of the Project ASUMIE: ERASMUS+ - KA2 (2020-1-BE02-KA201-074751), Voss, Norway.
Candeias, A., Ramos, A. & Oliveira, L. (Coord.). (2023). A História dos Nossos Brinquedos. Universidade de Évora. ISBN:978-972-778-330-4
Candeias, A., Ramos, A. & Carmo, S. (Coord.). (2023). O Gato das Botas no Palácio D. Manuel. Universidade de Évora. ISBN:978-972-778-336-6
Candeias, A. & Félix, A. (2023, July, 05). Communication and Social Emotional Learning - A new victory each day: The runner boy Rui [Oral Communication]. Summer Course of the Project ASUMIE: ERASMUS+ - KA2 (2020-1-BE02-KA201-074751), Voss, Norway.
Candeias, A., Pires, H. & Félix, A. (2022, October, 14) Beliefs and attitudes of educators about inclusion - Why we should take it into account? [Oral Communication] Multiplier event of the Project ASUMIE: ERASMUS+ - KA2 (2020-1-BE02-KA201-074751), Varna Bulgaria.
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Lebeer, J., Nijland, M., Batiz, E., Orban, R., Schraepen, B., Roidi, M., Neerinckx, H., Plivard, Ch., Atanasova, Z. & Candeias, A. (2022). Training to improve quality of life, activity and participation in children with intense and complex support needs. ALTER - European Journal of Disability Research/Revue Européenne de Recherche sur le Handicap, 16(4), 31-51. http://journals.openedition.org/alterjdr/1450
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Candeias, A., Galindo, E., Calisto, I., Borralho, L., & Reschke, K. (2021). Stress and burnout in teaching. Study in an inclusive school workplace. Health Psychology Report, 9(1), 63-75. https://doi.org/10.5114/hpr.2020.100786.
Borralho, L., de Jesus, S., Viseu, J., & Candeias, A. (2020). Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente. Revista PSICOLOGIA, 34(1), 195-213. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1475.

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