Adelinda Maria Araújo Candeias
Prof. Associado c/ Agregação (Departamento de Ciências Médicas e da Saúde)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
Inteligência, criatividade e inovação.
Estilos de vida, bem-estar e preservação cognitiva ao longo da vida.
1.1. Projecto IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools: Inclusive Classrooms a multidimensional approach (Projecto: 128735-CP-1-2006-1-BE-COMENIUS-C21). (Out. de 2006 a Out. de 2009).
1.2. DAFFODIL - Dynamic Assessment of Functioning for Development & Inclusive Learning (Projecto: 142084-2008-LLP-BE-COMENIUS-CMP). (2008-2011).
1.3. DISTINC Developing an In- Service training in Inclusive Classroom (Projecto: 510072-LLP-1-2010-1-TR-COMENIUS-CMP. (2010-2012).
1.4. Projecto ENABLIN+: Enabling and Including Young People with Complex and Intense Support Needs. Programme: Leonardo Innovation (multilateral project) (Projecto: 541981-LLP-1-2013-1-BE-LEONARDO-LMP. (Dez. 2013-Jun. 2017).
1.5. C&I: Cognition and Inclusion. Programme: ERASMUS+ - KA2 (Projecto C&I-2017-1-BE02-KA202-034722) (Set. 2017- Dez.-2020).
2. Desenvolvimento de um Observatório de Life Long Learning
Desenvolvimento de um Observatório de Life Long Learning e disseminação de boas práticas promotores de desenvolvimento humano, aprendizagem ao longo da vida e inclusão. Desde Abril de 2014 que representa a Universidade de Évora na Rede LWG-PT (Learning Working Group Portugal), uma parceria portuguesa que congrega 50 parceiros nacionais (Universidades, Politécnicos, Associações e Ordens profissionais, Empresas, Sindicatos, entre outros) para discutir estrategicamente os desafios que se colocam à Aprendizagem ao Longo da Vida. A Rede LWG-PT está inserida na rede europeia EUCIS-LLL (European Civil Society Platform on Lifelong Learning). Nomeamos de seguida os projetos desenvolvidos/em curso e as instituições que os têm integrado.
1.1. Projecto LLL-HUB O projeto Lifelong Learning Hub (LLL-Hub) (Ref.: 543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW; European Commission: Lifelong Learning Programme);
2.2. Projeto de desenvolvimento de um Observatório de Life Long Learning e disseminação de boas práticas promotores de desenvolvimento humano; Este projeto coordenado pelo Instituto Politécnico de Tomar, está a ser desenvolvido no âmbito da Rede LWG-PT (Learning Working Group Portugal), uma parceria portuguesa que congrega 50 parceiros nacionais (Universidades, Politécnicos, Associações e Ordens profissionais, Empresas, Sindicatos, entre outros) para disseminar estrategicamente as boas práticas de Aprendizagem ao Longo da Vida, no contexto da Sociedade do Conhecimento e das competência chave para o século XXI.
3. Desenvolvimento Psicológico, Bem-Estar e Inclusão.
Alargamento da rede internacional de cooperação com três Universidades alemãs, com vista ao reforço da investigação no campo do Desenvolvimento psicológico, Bem-estar e Inclusão.
Desde Maio de 2015 até ao presente colaboração com o Instituto de Psicologia, Universidade de Leipzig, Alemanha, representada pelos diversos trabalhos conjuntos com a Professora Evelyn Witruk e o Professor Doutor Konrad Reschke (projectos, publicações, comunicações, workshops, seminários, scientific meetings) e que se consolidou com na sua estadia como investigadora visitante durante a licença sabática (Fevereiro de 2017 a Janeiro 2018). Esta parceria foi alargada em 2017 à Universidade de Ciências Aplicadas de Zwickau e à Universidade de Ciências Aplicadas DPFA Hochschule Sachsen, Leipzig.
Desde Abril de 2002, desenvolve actividade científica autónoma no domínio da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. A área de atividade científica principal é desenvolvimento psicológico em contextos de educação e formação. Tendo começado pela conceptualização e avaliação de atitudes e de representações cognitivas/sociais de crianças e jovens e a sua relação com o rendimento escolar, a conceptualização e a avaliação da inteligência social e da competência social e a sua relação com a inteligência geral, a compreensão da complexidade do funcionamento psicológico, nomeadamente: componentes cognitivas (e criativas) (processos e conteúdos), de bem-estar (emoções, expectativas) e contextuais (valores, normas, relação com os outros) marca todo o seu percurso.
O foco desta atividade investigativa tem sido o desenvolvimento de métodos e práticas inovadores, quer em termos de validade (especialmente validade teórica e validade ecológica) e consequentemente mais justos na caracterização do potencial de desenvolvimento humano que promovam o uso de abordagens inclusivas e promotoras de saúde e bem-estar, na intervenção psicológica.
Este trabalho tem sido concretizado através de redes de cooperação nacionais e internacionais como se espelha nas equipas de trabalho envolvidas e que pode organizar-se em 2 eixos fundamentais e complementares: (I) Desenvolvimento de Competências, Aprendizagem e Rendimento e (II) Desenvolvimento e Inclusão.
I. Desenvolvimento de Competências, Aprendizagem e Rendimento
Neste eixo insere a coordenação de projetos que têm contribuído para a construção de modelos psicológicos do desenvolvimento psicológico em contexto educativo (por exemplo no projeto RED) e de modelos práticos de intervenção psicopedagógica promotores da qualidade das aprendizagens e do bem-estar de alunos e professores (PMA-CEAG XXI).
Estes projetos têm fomentado ainda a construção e/ou adaptação de instrumentos de avaliação e programas de intervenção psicológica e psicopedagógica inovadores (e.g., PCIS, PACS, PACS-Car, QAFE, QAF-M, QAF-LP, QAF-CFQ, etc.).
II. Desenvolvimento Psicológico & Inclusão
Este eixo desenvolveu-se a partir do eixo anterior, justificado pela necessiade de articular investigação científica com as necessidades emergentes da comunidade no âmbito de métodos mais ajustados às necessidades de pessoas com problemas de desenvolvimento e/ou de aprendizagem. A busca de respostas para os problemas emergentes nos contextos de vida de pessoas com necessidades de apoio à sua inclusão, levou-nos ao desenvolvimento de diversos projectos de investigação e de investigação-acção. Nesta demanda temo-nos orientado pela procura de soluções inovadoras – baseadas na investigação acção e fundamentadas em modelos de investigação, de avaliação e intervenção emergentes (por exemplo a avaliação dinâmica do potencial). Este trabalho tem sido desenvolvido em equipas multidisciplinares, nacionais e europeias (com especial ênfase para a comunidade europeia), com o intuito de melhor contribuir para promover o desenvolvimento e a plena cidadania de pessoas com necessidades de apoio à sua inclusão.
* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.