Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM)

Coordenador de Pólo

O CESEM é uma unidade de investigação dedicada ao estudo da Música e das suas correlações com as restantes artes, a cultura e a sociedade, incorporando abordagens diversas - nomeadamente sociológica, estética, histórica, filológica, composicional e interpretativa — e fazendo uso das perspetivas e metodologias mais recentes nas Ciências Sociais e Humanas. Sediado na Faculdade das Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mas inclui investigadores das Universidades de Évora e Aveiro, e dos Institutos Politécnicos do Porto, de Castelo Branco e de Lisboa. Existem pólos na ESEP/ESMAE-IPP (Porto), ESML-IPL (Lisboa) e UÉ (Évora). As áreas de estudo nucleares no CESEM incluem história e património cultural, repertórios e suas fontes, modelos sócio comunicativos e receção, processos cognitivos e psico‐acústicos, e tecnologias musicais aplicadas.  A sua investigação estrutura-se através de 5 grupos de investigação: Estudos de Música Antiga; Música no Período Moderno; Música Contemporânea; Educação e Desenvolvimento Humano; Teoria Crítica e Comunicação.

Avaliação FCT Excellent

Membros

Telefone +351 266 760 265
Morada CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Pólo Universidade de Évora, Colégio Mateus de Aranda | Rua do Raimundo, 98, 7000-801 Évora