Certificação

No âmbito do ciclo de estudos conferente do grau de doutor (3º ciclo) o estudante pode obter três tipos de diplomas, nos quais constam a data de conclusão e a média do respetivo Diploma:

• Diploma de grau de Doutor, que certifica a conclusão do total de ECTS do doutoramento (Diploma de Grau de Doutor );
  • Diploma de Curso de Doutoramento, que certifica a conclusão da componente curricular do Doutoramento (que não atribui grau académico);
  • Diploma de Estudos Avançados, que certifica a conclusão de uma parte da componente curricular do Doutoramento.

Condições

• Para obtenção do Diploma de grau de doutor é necessário os estudantes terem concluído o doutoramento, incluindo a defesa de provas públicas e procedido à entrega dos exemplares para depósito legal;
  • Para obtenção do Diploma de Curso de Doutoramento é necessário os estudantes terem concluído a componente curricular do doutoramento, desde que esta tenha pelo menos 30 créditos ECTS e o despacho normativo de criação do curso disponível em Documentos no respetivo Doutoramento   contemple tal;
  • Para obtenção do Diploma de Estudos Avançados é necessário os estudantes terem concluído uma parte da componente curricular do doutoramento, desde que esta tenha pelo menos 30 créditos ECTS e o despacho normativo de criação do curso disponível em Documentos no respetivo Doutoramento   contemple tal;

Se tiver havido creditação de 70% ou mais do total de ECTS para obtenção do Diploma de Curso de Mestrado ou de Diploma de Curso de Especialização, não é possível a emissão dos respetivos Diplomas, uma vez que a creditação se destina ao prosseguimento de estudos.

Os Diplomas podem ser emitidos em Português ou em Inglês de acordo com o que for pedido, e com a emissão do mesmo, é emitido sem quaisquer custos adicionais, o Suplemento ao Diploma .

O prazo máximo de disponibilização do Diploma é 30 dias após o pagamento dos respetivos emolumentos.

Como efetuar o pedido

O pedido pode ser efetuado:

Os pedidos de antigos estudantes só são aceites se indicarem claramente o nome completo do estudante, o número e tipo do Documento de Identificação, e o Curso. No caso de esquecimento de password para aceder ao SIIUE, consulte o Balcão de Atendimento Online  .

Como proceder para receber o documento

Quando efetua o pedido Online, deverá registar no pedido, como pretende receber o documento:

O estudante deverá ter os contactos atualizados no SIIUE  .

Valores a Pagar

O Diploma de grau de doutor, ou de Curso de Doutoramento ou de Estudos Avançados, , em português ou em inglês; tem um custo associado de acordo com o estipulado na Tabela de Emolumentos    em vigor.

No caso de pedidos de 2ª via, em português ou em inglês, de Diploma e respetivo Suplemento ao Diploma, é devida a taxa prevista na Tabela de Emolumentos.

Os valores devidos serão disponibilizados em SIIUE  (consulte Guia de Valores em Pagamento ), sendo o pedido anulado no caso de não pagamento no prazo de 3 dias após notificação constante em SIIUE .

Informação complementar

Para mais informação sobre o documento emitido, visualize a minuta do Diploma de Grau de Doutor .