Educação Especial (São Tomé e Príncipe)
Pós-Graduação
Ano Letivo 2024/2025
Apresentação
Esta Pós-Graduação tem como principal objetivo promover a formação especializada em Educação Especial/Inclusiva, capaz de responder às exigências da educação inclusiva que se vai operacionalizando nos diversos contextos educativos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. Esta Pós-Graduação destina-se preferencialmente a educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.
Tendo por base os princípios da educação inclusiva. Visa capacitar os estudantes para se constituírem como profissionais competentes, reflexivos e interventivos, capazes de analisar criticamente situações educativas, com vista ao planeamento e avaliação de oportunidades de aprendizagem contextualizadas, e socialmente sinificativas, através das quais, todas as crianças e jovens possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem com os seus pares. Pretende também promover a construção e o aprofundamento de conhecimentos científicos e saberes-fazer, que permitam aos mestrandos contribuir para a construção de ambientes educativos inclusivos, identificando e eliminando barreiras à aprendizagem e a utilização de metodologias participativas.
Procura ainda contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e de diálogo com, e entre os vários intervenientes no processo educativo das crianças com vista à construção da Escola Inclusiva.
Tendo por base os princípios da educação inclusiva. Visa capacitar os estudantes para se constituírem como profissionais competentes, reflexivos e interventivos, capazes de analisar criticamente situações educativas, com vista ao planeamento e avaliação de oportunidades de aprendizagem contextualizadas, e socialmente sinificativas, através das quais, todas as crianças e jovens possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem com os seus pares. Pretende também promover a construção e o aprofundamento de conhecimentos científicos e saberes-fazer, que permitam aos mestrandos contribuir para a construção de ambientes educativos inclusivos, identificando e eliminando barreiras à aprendizagem e a utilização de metodologias participativas.
Procura ainda contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e de diálogo com, e entre os vários intervenientes no processo educativo das crianças com vista à construção da Escola Inclusiva.
Unidade Orgânica:
Escola de Ciências Sociais
Duração:
2 Semestres/60 ECTS (54 obrigatórios em UCS)
Língua:
Português
Regime:
Presencial
Saídas Profissionais
A Pós-Graduação contribui para o desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores dos vários níveis de ensino, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ou outros técnicos que desenvolvam as suas funções em contextos educativos.
Condições Específicas de Acesso
São destinatários educadores de infância e professores do ensino básico e secundário. São ainda considerados psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas de fala, psicomotricistas e áreas afins.
Vias de Acesso e Candidaturas
Attribute | Type | Value |
---|---|---|
Edital | array | Array(7) |
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>edicao | NULL | |
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>vagas | string | '25' |
>vagas_internacionais | NULL | |
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Vagas Iniciais: 25
Propinas
Comissão de Curso
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Horários
Informação não disponível.
Documentos
Edital
Contactos
Diretor:
Ana Artur [aartur@uevora.pt]
Gestor Académico: Maria João Doutor Zorro
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE