Gerontologia e Saúde

Pós-Graduação

Apresentação

Em Portugal, tal como noutros países europeus com um envelhecimento demográfico acentuado, tem-se vindo a verificar uma maior prevalência de múltiplas doenças crónicas e incapacidades, desafiando novas respostas dos vários sistemas de apoio, intervenção e prestação de cuidados e seus respetivos intervenientes. Este curso dirige-se a profissionais de saúde, do exercício, do apoio social e psicológico, e outros, que visem aprofundar conhecimentos e competências sobre gerontologia, geriatria e bem-estar na população idosa e respetivas famílias, numa abordagem que se propõe sistémica, transdisciplinar e inovadora. Os destinatários serão profissionais que intervém junto da população idosa, em contextos sociais, comunitários, de saúde e/ou estruturas de natureza reabilitativa e/ou residencial , capacitando-os para promotores de cuidados diferenciados, qualidade de vida, inclusão e bem-estar, alicerçados em redes de suporte comunitário de apoio ao envelhecimento saudável e aos cuidados diferenciados e integrados da população idosa, quer num estádio mais autónomo quer em estádios de maior necessidade de apoio.

O Curso de pós-graduação está estruturado em UC´s obrigatórias e Seminários, que totalizam 60 ECTS de formação de realização sequencial, a realizar em formato presencial e e-learning. No total o Curso terá um volume de trabalho dos formandos de 1560 horas, equivalente a 60 ECTS da Universidade Évora e desenvolve-se ao longo de 2 semestres, em horário pós-laboral.

Unidade Orgânica: Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano
Duração: 2 Semestres/60 ECTS (60 obrigatórios em UCS)
Língua: Português
Regime: Misto

 

Bolsa

No âmbito do PRR e em conformidade com a política de atribuição de bolsas, poderão vir a ser atribuídas 10% de Bolsas MÉRITO e 10% de Bolsas SHE,  tendo em consideração o número total de alunos inscritos.

OBJETIVOS:

  • Bolsas MÉRITO atrair e reter alunos talentosos e meritórios nos programas STEAM (Cursos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação)
  • Bolsas SHE para reduzir a exclusão digital de género, lançaremos concursos de bolsas para cobrir 10% das vagas em cursos para jovens mulheres com base no mérito para todos os cursos (Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação).

Mais informação aqui

prr

Saídas Profissionais

Este curso prepara profissionais em diversas àreas da saúde, serviço social, cuidado gerontológico e geriátrico, com uma sólida formação teórica e prática orientada para a resolução de problemas em gerontologia e saúde.

Este curso fortalecerá na área da gerontologia e saúde jovens que se preparam para ingressar no mundo profissional ou profissionais que já se encontram a intervir no campo da gerontologia, capacitando-os para promotores de cuidados diferenciados, qualidade de vida, inclusão e bem-estar, alicerçados em redes de suporte comunitário de apoio ao envelhecimento saudável e aos cuidados diferenciados e integrados da população idosa.

As principais saídas profissionais serão nas áreas da saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas da fala, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais), do exercício físico e motor (psicomotrocistas, professores de educação física), do apoio social (tecnicos de serviço social, sociólogos, animadores sociais) e do apoio pessoal e familiar (psicólogos, terapeutas familiares, coaches, cuidadores pesoais), e outros profissionais que atuem no cuidado e apoio pessoal e comunitário a pessoas idosas. 

Condições Específicas de Acesso

Este curso não tem condições específicas de acesso, aplicando-se as condições gerais impostas pela lei.

Vias de Acesso e Candidaturas

Propinas

Informação não disponível.

Comissão de Curso

Queres uma experiência académica noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional?

Conhece os programas, as instituições parceiras onde podes fazer um período de mobilidade.

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Informação não disponível.

Contactos

Diretor: Adelinda Maria Araújo Candeias [aac@uevora.pt]

Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE