Desenvolvimento Sustentável em Regiões Tropicais

Pós-Graduação

Apresentação

A Pós-graduação é um curso em b-learning leccionado em São Tomé e Príncipe mas dirigido a todas as regiões tropicais em desenvolvimento. Pretende dar uma formação geral relativa aos problemas da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável com uma forte componente aplicada, voltada para os problemas dos trópicos. As unidades curriculares abordam os tópicos mais importantes, desde alimentação e saúde, recursos naturais e políticas de desenvolvimento, ao património e conservação, bem-estar e qualidade de vida. As diversas ucs do curso abordam situações e problemáticas específicas das regiões tropicais, seja no plano ambiental, no social ou no económico. Pretende aumentar as competências locais dando resposta às necessidades de formação nas múltiplas vertentes do desenvolvimento e da melhoria de condições de vida das populações; pretende contribuir para a formação de quadros de modo a serem atingidos os objectivos de desenvolvimento internacionalmente definidos, em coerência com as directrizes e programas da ONU e de outras instituições internacionais. Propõe-se proporcionar uma perspectiva ampla, actualizada e crítica dos problemas do desenvolvimento sustentável analisados à escala local e global e possíveis soluções. Pretende-se sensibilizar os formandos para as diversas dimensões da sustentabilidade e para a necessidade de promover alterações ao nível da governança e das atitudes e comportamentos individuais.
Unidade Orgânica: Escola de Ciências e Tecnologia
Duração: 0 Semestres/60 ECTS (60 obrigatórios em UCS)
Língua: Português
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

- Carreira Técnica Superior na administração pública - Organizações de desenvolvimento local e ONG’s - Agências internacionais como as Nações Unidas (PNUD, FAO) e fundações com programas na área do ambiente, da saúde e do desenvolvimento - Formadores, empreendedores e técnicos de empresas

Condições Específicas de Acesso

Não há restrições relativamente a áreas de formação, dada a abrangência do curso, sendo dada prioridade aos candidatos com formação nas áreas social, económica, política, ambiental, alimentar e da saúde.

Vias de Acesso e Candidaturas

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes Internacionais
2500 €

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: João Manuel Bernardo [jmb@uevora.pt]

Gestor Académico: Carolina Camarinhas
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE