No mestrado em Psicomotricidade são aprofundados conhecimentos teóricos e competências práticas sobre as diferentes áreas de conhecimento da Psicomotricidade, e competências práticas que permitem a compreensão da influência da prática psicomotora no âmbito terapêutico, preventivo, reeducativo e de ajuda ao neurodesenvolvimento. No mestrado em Psicomotricidade aprofunda-se, também, uma atitude científica perante o conhecimento e as metodologias de investigação.
O mestrado em Psicomotricidade atribui o reconhecimento de funções e competências de Psicomotricista Grau II, pela Associação Portuguesa de Psicomotricidade, somente após a frequência de uma formação de 1.º Ciclo no âmbito específico, científico e profissional da psicomotricidade, como a licenciatura em Reabilitação Psicomotora (Psicomotricista Grau I).
O mestrado em Psicomotricidade conclui com a Dissertação de Mestrado ou com Estágio e respetivo Relatório de Estágio. Apenas os alunos com o 1.º ciclo em Reabilitação Psicomotora (ou licenciatura em Educação Especial e Reabilitação), isto é, Psicomotricistas Grau I, podem realizar estágio e respetivo Relatório de Estágio. Os alunos de outras áreas, seguem para dissertação obrigatoriamente. O estágio pode ser realizado em entidades públicas e privadas, nos sectores educativo, médico ou social, no âmbito da educação, terapia, reeducação e reabilitação. A oferta de estágios e respetivas vagas disponíveis está sujeita ao número de alunos interessados, à disponibilidade das entidades acolhedoras de estágios e dos orientadores da Universidade.