Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
Mestrado
Ano Letivo 2024/2025
Apresentação
Este mestrado tem como principal objetivo promover a formação especializada em Educação Especial/Inclusiva, capaz de responder às exigências da educação inclusiva que se vai operacionalizando nos diversos contextos educativos, de acordo com o enquadramento legal português em vigor, o Decreto-Lei 54 de 2018 de 18 de julho. Este mestrado destina-se preferencialmente a educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.
Tendo por base os princípios da educação inclusiva, o mestrado visa capacitar os estudantes para se constituírem como profissionais competentes, reflexivos e interventivos, capazes de analisar criticamente situações educativas, com vista ao planeamento e avaliação de oportunidades de aprendizagem contextualizadas, e socialmente significativas, através das quais, todas as crianças e jovens possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem com os seus pares. Pretende também promover a construção e o aprofundamento de conhecimentos científicos e saberes-fazer, que permitam aos mestrandos contribuir para a construção de ambientes educativos inclusivos, identificando e eliminando barreiras à aprendizagem, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a utilização de metodologias participativas.
Procura ainda contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e de diálogo com, e entre os vários intervenientes no processo educativo das crianças (famílias, professores de turma, direções de escola, Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação inclusiva e outros profissionais) com vista à construção da Escola Inclusiva.
Tendo por base os princípios da educação inclusiva, o mestrado visa capacitar os estudantes para se constituírem como profissionais competentes, reflexivos e interventivos, capazes de analisar criticamente situações educativas, com vista ao planeamento e avaliação de oportunidades de aprendizagem contextualizadas, e socialmente significativas, através das quais, todas as crianças e jovens possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem com os seus pares. Pretende também promover a construção e o aprofundamento de conhecimentos científicos e saberes-fazer, que permitam aos mestrandos contribuir para a construção de ambientes educativos inclusivos, identificando e eliminando barreiras à aprendizagem, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a utilização de metodologias participativas.
Procura ainda contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e de diálogo com, e entre os vários intervenientes no processo educativo das crianças (famílias, professores de turma, direções de escola, Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação inclusiva e outros profissionais) com vista à construção da Escola Inclusiva.
Unidade Orgânica:
Escola de Ciências Sociais
Duração:
4 Semestres/120 ECTS (66 obrigatórios e 6 optativos em UCS)
Língua:
Português
Regime:
Presencial
Áreas CNAEF:
- Ciências da educação (142)
Saídas Profissionais
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos básico e secundário com o certificado da parte curricular do 1º ano do curso, podem ser considerados especializados em Educação especial e ficam qualificados para o exercício da docência no âmbito do grupo de recrutamento 910.
O processo de acreditação pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua é renovado a cada edição de acordo com o Decreto-Lei nº 95/97 de 23 de abril. O grau de Mestre oferece a possibilidade de progressão na carreira docente.
Outros profissionais: O mestrado contribui para o desenvolvimento profissional de psicólogos, terapeutas de fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ou outros técnicos que desenvolvam as suas funções em contextos educativos
O processo de acreditação pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua é renovado a cada edição de acordo com o Decreto-Lei nº 95/97 de 23 de abril. O grau de Mestre oferece a possibilidade de progressão na carreira docente.
Outros profissionais: O mestrado contribui para o desenvolvimento profissional de psicólogos, terapeutas de fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ou outros técnicos que desenvolvam as suas funções em contextos educativos
Condições Específicas de Acesso
São destinatários preferenciais educadores de infância e professores do ensino básico e secundário. São ainda considerados psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas de fala, psicomotricistas e áreas afins
Vias de Acesso e Candidaturas
Attribute | Type | Value |
---|
Propinas
Comissão de Curso
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Horários
Informação não disponível.
Documentos
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Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE