Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor

Mestrado

Apresentação

Este mestrado tem como objetivo promover a formação especializada em Educação Especial capaz de responder às exigências da educação inclusiva que se vai operacionalizando nos diversos contextos educativos, de acordo com o enquadramento legal em vigor. Tendo por base os princípios da educação inclusiva, este mestrado visa capacitar os estudantes para se constituírem como profissionais reflexivos e interventivos, capazes de analisar criticamente situações educativas, com vista ao planeamento e avaliação de oportunidades de aprendizagem contextualizadas, nas quais, todas as crianças, possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem com os seus pares. Pretende promover a construção e o aprofundamento de conhecimentos científicos e saberes fazer, que permitam aos estudantes contribuir para a construção de ambientes educativos inclusivos, e eliminação de barreiras à aprendizagem. Procura ainda o desenvolvimento de competências de cooperação e argumentação geradores de diálogos com os vários intervenientes no processo educativo das crianças (famílias, professores de turma, direções de escola, Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação inclusiva e outros profissionais) com vista à construção da Escola Inclusiva.
Unidade Orgânica: Escola de Ciências Sociais
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (66 obrigatórios e 6 optativos em UCS)
Língua: Português
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Com o certificado da componente curricular do 1º ano do curso, não conferente do grau académico de Mestre, estes profissionais, com pelo menos cinco anos de serviço docente, podem ser considerados especializados em Educação Especial e concorrer ao grupo de recrutamento 910 (Apoio a crianças e jovens com graves problemas cognitivos, com graves problemas motores, com graves perturbações da personalidade ou da conduta, com multideficiência e para o apoio em intervenção precoce na infância). O processo de acreditação pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua é renovado a cada edição de acordo com o Decreto-Lei nº 95/97 de 23 de abril. O grau de Mestre oferece a possibilidade de progressão na carreira docente. Outros profissionais: O mestrado contribui para o desenvolvimento profissional de psicólogos, terapeutas de fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ou outros técnicos que desenvolvam as suas funções em contextos educativos.

Condições Específicas de Acesso

Este curso não tem condições específicas de acesso, aplicando-se as condições gerais impostas pela lei.

Vias de Acesso e Candidaturas

Estudantes de Países da UE
Vagas Iniciais: 16
Estudantes Internacionais
Vagas Iniciais: 4

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes de Países da UE
1050.00 €
Estudantes Internacionais
2500.00 €
Estudantes Internacionais com Bolsa de Mérito
1050.00 €
Estudantes Internacionais com Bolsa de Cooperação e Desenvolvimento
1250.00 €

Comissão de Curso

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Ana Artur [aartur@uevora.pt]

Gestor Académico: Vitória dos Anjos Bonito Guiomar
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE