Mobilidade de Estudantes

Para Quem

Para estudantes de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento, matriculados e inscritos na Universidade de Évora, no ano letivo da mobilidade ou no ano letivo subsequente à conclusão do curso.

A mobilidade só poderá ser realizada por estudantes que tenham aproveitamento a um mínimo de 60 ECTS no caso de 1º ciclo e MI, a um mínimo de 30 ECTS no caso dos estudantes de 2º ciclo e a um mínimo de 30 ECTS ou projeto aprovado no caso dos estudantes 3º ciclo. 

Os estudantes de Mestrados Integrados podem realizar dois períodos de mobilidade no âmbito do seu ciclo de estudos, um nos três primeiros anos correspondentes ao grau de licenciado (no máximo de 12 meses) e outro no âmbito dos dois últimos anos correspondentes ao grau de mestre (no máximo de 12 meses).

Como efetuar candidatura

Mobilidade - estudos

Antes da candidatura deve consultar os diferentes Programas de Mobilidade  ao abrigo dos quais pode realizar mobilidade e pesquisar o País e a Instituição de Ensino Superior na qual pretende realizar a mobilidade (Instituição de acolhimento) .

Confirmado que a Universidade de Évora tem acordo com as Instituições onde gostaria de realizar a mobilidade (na candidatura tem de registar 4 a 6 opções de Instituições ordenando-as por preferência) e identificado o Programa/projeto ao abrigo do qual pretende realizar a mobilidade, deve aceder ao Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora (SIIUE ), no perfil de aluno, para submeter a sua candidatura a mobilidade out (Guia de Candidatura de estudantes a mobilidade ).

Após validação da candidatura a seriação será efetuada de acordo com Regulamento Académico da Universidade de Évora, ou nos termos do Edital do Programa caso tal se aplique.

 

Será notificado se foi admitido/a e qual a Instituição de Ensino Superior de acolhimento. Essa Instituição será contactada pelo Gabinete de Mobilidade da Universidade de Évora para que se pronuncie se aceita ou não a mobilidade. Caso aceite a nomeação, o estudantes poderá ser contactado diretamente pela Instituição de acolhimento, devendo dar conhecimento de tal ao Gabinete de Mobilidade.

Caso a nomeação seja aceite será notificado, pela Instituição de Ensino Superior em que foi admitido, com as indicações e procedimentos a efetuar nessa instituição para formalizar a mobilidade. Simultaneamente deve criar e submeter a proposta de processo de mobilidade no SIIUE , no perfil de aluno (Guia de Processo de Mobilidade ) para preenchimento do Learning Agreement.  Só pode ir em mobilidade com o Learning Agreement e com o  Contrato de Mobilidade, devidamente assinados.

Mobilidade - estágios

Caso pretenda realizar um estágio, curricular ou extra-curricular, no âmbito da mobilidade, deve aceder ao Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora (SIIUE ), no perfil de aluno, para submeter a sua candidatura. Pode submeter a candidatura, mesmo que ainda não disponha de informação ou confirmação da Entidade em que pretende realizar o estágio.

O mais cedo possível antes do período a que se candidata a mobilidade, deve pesquisar e escolher a empresa em que pretende realizar o estágio. A escolha da empresa/entidade de acolhimento é da responsabilidade do estudante, em colaboração com o Diretor de Curso,  uma vez que o estágio deve responder às competências exigidas no âmbito do plano de estudos e no percurso académico do estudante.

Existem alguns sites que podem ajudar na pesquisa de empresas, podendo também contactar o GAITEC para apoio na pesquisa:

Após seriação por parte do responsável da UÉ, será notificado se foi admitido a mobilidade. Verificando-se essa aceitação, é necessário que obtenha da Entidade em que pretende realizar o estágio a Declaração de Aceitação. Quando obtiver esta Declaração, deve submeter a proposta de processo de mobilidade no SIIUE , no perfil de aluno (Guia de Processo de Mobilidade ) para preenchimento do Training Agreement. Só pode ir em mobilidade com o Training Agreement e com o Contrato de Mobilidade, devidamente assinados.

Documentação

  • Curriculum Vitae
  • Comprovativo IBAN (emitido através de multibanco)

No caso de candidatura a Programas ERASMUS+ International Credit Mobiity (ICM), tem de ser entregues também os seguintes documentos:

  • Carta de motivação
  • Documento de identificação
  • Carta de recomendação
  • Comprovativos de proficiência linguística

Alterações à candidatura

Qualquer alteração às candidaturas já submetidas, só pode ser efetuada até ao termo do período de candidaturas, devendo aceder ao SAC.Online  para saber como proceder.

Prazos de candidatura

MOBILIDADE NA EUROPA E NACIONAL

1ª Fase - Para semestre ímpar e ano letivo de 2024/25

Candidaturas : 05/fev/2024 até 26/fev/2024

Seriação : 29/fev/2024 até 20/mar/2024

Resultados: Até 26/mar/2024

 

2ª Fase - Para semestre par de 2024/25

Candidaturas : 06/mai/2024 até 03/jun/2024

Seriação : 11/jun/2024 até 01/jul/2024

Resultados: Até 08/jul/2024

 

 

MOBILIDADE PARA FORA DA EUROPA – PROTOCOLO DE INTERCÂMBIO

1ª Fase - Para semestre ímpar e ano letivo de 2024/25

Candidaturas : 05/fev/2024 até 26/fev/2024

Seriação : 29/fev/2024 até 20/mar/2024

Resultados: Até 26/mar/2024

 

2ª Fase - Para semestre par de 2024/25

Candidaturas : 06/mai/2024 até 03/jun/2024

Seriação : 11/jun/2024 até 01/jul/2024

Resultados: Até 08/jul/2024

 

 

Bolsas

No caso do Programa de Mobilidade a que se candidata contemplar a possibilidade de atribuição de bolsa a mobilidade out ,  ao submeter a candidatura a mobilidade estará a candidatar-se simultaneamente à bolsa.

Os resultados de atribuição de bolsa serão divulgados neste portal e o estudante será notificado por correio eletrónico.

Os participantes com necessidades educativas especiais podem, de facto candidatar-se para o apoio financeiro junto da Agência Nacional (custos reais) através do formulário para esse fim , sendo da competência do estudante o preenchimento desse formulário que será remetido pela UÉ à Agência Nacional Erasmus+ para análise e decisão do seu deferimento ou indeferimento nos termos dos critérios de apoio à inclusão/Bolsas NEE . A ser deferido pela Agência, o pagamento da Bolsa NEE poderá ocorrer  após o início em mobilidade.