Mobilidade de Estudantes

Proposta de Processo de Mobilidade

Após admissão pelo responsável na UÉ e aceite a nomeação por parte da Instituição de acolhimento em que irá realizar a mobilidade, deve submeter a proposta de processo de mobilidade no SIIUE , no perfil de aluno.

Plano de estudos / Learning Agreement

No caso de mobilidade no âmbito de estudos, é necessário preencher o Plano de estudos / Learning Agreement, que inclui a data prevista de início e término do período de mobilidade assim como todas as unidades curriculares/disciplinas a serem realizados pelo estudante na Instituição de Acolhimento e as correspondentes unidades curriculares/disciplinas com equivalência na Universidade de Évora no curso em que está matriculado.

Deve pesquisar no site da Instituição de Acolhimento as unidades curriculares/disciplinas que pretende frequentar e obter os respetivos programas, para que, conjuntamente com o Diretor de Curso, verificar a possibilidade de equivalência das mesmas na Universidade de Évora.

No máximo o plano de estudos deve contemplar 72 créditos ECTS/ano letivo, não podendo exceder 36 créditos ECTS por semestre e, no mínimo, terá de contemplar a frequência de 18 créditos ECTS por semestre.

Os estudantes em mobilidade out  ficam automaticamente inscritos na UÉ, às UC constantes no Learning Agreement  homologado. No caso do estudante ter efetuado inscrições no(s) semestre(s) a que corresponde a mobilidade, as mesmas serão anuladas, não podendo o estudante efetuar on-line alteração ou inscrição em outras UC no período de mobilidade.

Contudo, mediante requerimento, nos prazos estabelecidos para inscrições, podem inscrever-se em UC em funcionamento na UÉ no período de mobilidade, até um máximo de 36 ETCS/semestre, que é permitido anualmente aos restantes estudantes (este máximo, incluí os ECTS constantes no learning agreement ). No caso de estudante finalista podem inscrever-se até 42 ECTS/Semestre, mediante pagamento de ECTS Extra.

O estudante em mobilidade out pode inscrever-se em época especial, nas UC em que esteve inscrito em época normal, desde que reúna as condições exigidas para tal.

Plano de Estágio/Training Agreement

No caso de mobilidade no âmbito de estágio, após obtenção de Declaração de Aceitação da Entidade onde irá ser realizado o estágio, é necessário preencher o Plano de estágio / Traning Agreement o qual inclui a data de início e término do período de mobilidade, assim como a identificação da empresa e o plano de trabalho.

A mobilidade, seja no âmbito de estudos ou de estágio, não pode iniciar-se sem que todas as partes (Instituição de acolhimento, Universidade de Évora e estudante) assinem o Contrato de mobilidade e o Learning Agreement ou Training Agreement. Não é obrigatório circular documentos com assinaturas originais; cópias digitalizadas de assinaturas ou assinaturas digitais podem ser aceitas.

Apoio Linguístico Online Erasmus+ (OLS)

Com vista a estimular a aquisição de competências linguísticas e enfrentar as dificuldades que este aspeto pode apresentar, a Comissão Europeia contratou um serviço de apoio linguístico online, a OLS – Online Linguistic Support.

O Online Linguistic Support consiste no seguinte:

1. Teste Inicial de Avaliação (Teste 1) de avaliação da competência linguística do estudante - antes do início da mobilidade
  2. Curso de Língua - durante a mobilidade
  3. Teste Final de Avaliação (Teste 2) de avaliação da competência linguística do estudante - no fim da mobilidade

A realização do teste OLS não tem quaisquer custos para os estudantes participantes, mas a avaliação da competência linguística é obrigatória  e tem de ser realizada em dois tempos, antes do início do período de mobilidade e no fim da mobilidade.

Erasmus Student Network Évora (ESN Évora)

A ESN Évora  faz parte da International Exchange Erasmus Student Network (ESN), a maior associação de estudantes sem fins lucrativos da Europa, cujo objetivo principal  é fornecer informações aos estudantes em mobilidade e ajudar na sua adaptação e integração ao país e à comunidade onde se inserem. Mais informações aqui.

Alojamento

O alojamento é da responsabilidade do estudante, devendo atempadamente pensar num lugar para ficar, antes de ir. O estudante deve contactar a Instituição de Acolhimento para obtenção de informação sobre as possibilidades de alojamento.

Procure conselhos de estudantes que já tenham ido em mobilidade para esse país/cidade. Existem empresas privadas em muitas cidades europeias a oferecer soluções de alojamento.  Saiba quais são os seus direitos e deveres no que diz respeito ao alojamento, devendo ter cuidado com reputação e fidelidade dos sites em que efetua pesquisas. Procure sempre conselhos junto do Gabinete de Apoio à Mobilidade ou de Relações Internacionais da Instituição de acolhimento.