Maria Assunção Folque
Associate Professor (Department of Pedagogy and Education)
Employment contract in public functions indefinitely
Doctoral Degree: PhD in Education/Early Childhood Education (Institute of Education University of London - 2008)
Master Degree: MA in Child Development with Early Childhood Education (1995) Institute of Education University of London/Child Development with Early Childhood Education (Institute of Education University of London - 1995)
Bachelor's Degree: Advanced Diploma in Child Development And Early Childhood Education /Child Development & Early Childhood Education (Institute of Education University of London - 1994)
Department of Pedagogy and Education Assembly (Member)
CIEP - Center for Research in Education and Psychology of the University of Évora (Integrated Member with doctorate)
Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica (Director)
Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Deputy)
Conselho Científico (CIEP) (Advisor)
Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada (Deputy)
Conselho Diretivo (CIEP) (Vice-Director)
General Council (Advisor)
Tema 3 - Formação e Desenvolvimento Profissional (Coordinator)
Pedagogia da Educação de Infância;
Educação para a Sustentabilidade na Infância;
Qualidade na Educação de Infância;
Escuta de crianças;
Desenvolvimento Profissional de Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, Teorias socioculturais de aprendizagem e desenvolvimento, nomeadamente a Teoria da Atividade.
Educação para a Sustentabilidade na Infância;
Qualidade na Educação de Infância;
Escuta de crianças;
Desenvolvimento Profissional de Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, Teorias socioculturais de aprendizagem e desenvolvimento, nomeadamente a Teoria da Atividade.
101089896
/
Comissão Europeia
acrónimo: EU GREEN
em curso até 31/12/2026
101056116
/
Comissão Europeia
,Comissão Europeia
acrónimo: Green E.Th.I.Cs
em curso até 28/02/2026
PTDC/CED-EDG/1039/2021
/
FCT
acrónimo: FYT-ID
finished in 31/12/2024
/
Fundação Calouste Gulbenkian
acrónimo: OUT-TO-IN
finished in 06/09/2022
POCI-05-5762-FSE-000323
/
Portugal 2020
acrónimo: Concilia.UE
finished in 16/03/2022
/
GRICES
finished in 01/01/2000
Haddad, L., Folque, M. A., Bezelga, I. & Amaral, J. (2022). A Potência (trans)formadora da residência pedagógica e cultural na voz de educadores/as de infância de Évora e professoras de educação infantil de Penedo. In B. Silva, C. Craveiro, A. Pinheiro, & P. Medeiros (Coord.), Training perspectives and experiences in early childhood education; Perspetivas e experiências de formação em educação de infância; Perspectivas y experiencias de formación en educación infantil (pp. 78-98). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. ISBN 978-989-53380-4-7
Pomar, C., Arcadinho, A., Folque, M.A., & Balça, A. (Eds) (2022). A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso- Brasileiros. CIEP-UE
Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças. In Fernanda Lins (coord.) Nós Cadernos do I Congresso Internacional Estudos da Paisagem - Anais Patrimõnios em silêncio (1401-1412). EDUFAL.
Rasteiro, A, Folque, M. A. & Valente, M. (2022). Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado, Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 683-695). UA Editora.
Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). Entre cá e lá: conversas sobre identidades entre Penedo (AL) e Évora por meio de um projeto de correspondência entre crianças. In Cassiana Magalhães & Ana Artur Travessias Luso-Brasileiras na Educação de Infância (pp. 59-79) Pedro & João Editores.
· Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa (2021) A construção do conhecimento profissional de professores: uma revisão sistemática de literatura. In A. M. Boavida at al. Atas do Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais, (pp.77-86). Instituto Politécnico de Setúbal.
Ostetto, L. & Folque, M. A. (2021). Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética. Educar em Revista, Educar em Revista, 37, e75592.
Ostetto, L. & Folque, M. A. (2021). Professoras em formação e imagens de obras de arte: encontros, olhares e narrativas de si. In R. M. M. Furtado (Org.) Pensar o ver (pp. 255-280). UFG.
Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2021). Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil, Revista de Educação Pública, 30, 1-21.
Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
Artur, A., Pereira, C., & Folque, M. A. (2020). Aprender o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna através da escrita dialogada na formação inicial. In Barbosa, I. G. (Org.). Formação de professores, e trabalho Educativo em pesquisa: perspetivas teóricas e metodologias (127- 148). Goiania: Imprensa Universitária. ISBN (978-85-93380-70-9)
Folque, M. A. & Vaz-Velho (2020). O aprender e o Bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Dossiê Narrativas e pesquisas com crianças e jovens, 5 (15). 1191-1211.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; FOLQUE, Maria Assunção; BEZELGA, Isabel. Além de um Programa Curricular: a Formação Estética de Professoras/Educadoras das Infâncias. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 23-35, set. 2020. ISSN 2237-258X. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2020. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12609.
Folque, M. A. & Vasconcelos, T. (2019). Que educação para as crianças dos 0 aos 3 anos? In M. E. Brederode Estado da Educação 2018 (p.278-289). Lisboa: CNE.
Folque, M. A., Aresta, F. & Melo, I. (2019). Construire la durabilité dès la petite enfance. Enfants d'Europe aujourd'hui, 2, 35-42.
Vaz-Velho, C.; Martins, D. Fraústo, P. & Folque, A. (2019). Listening to children about well-being Ouvindo as crianças sobre o bem-estar. In Edgar Galindo, Konrad Reschke, Glória Franco, Heldemerina Pires, Adelinda Candeias, Maria João Beja, Nuno Rodrigues, & Evelin Witruk, Psychology in Education and Health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology1st International Scientific Meeting in Psychology, pp. 82-91. Funchal: Universidade da Madeira.
Folque, M. A. (2018). O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (3ª Ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Folque, M. A. & Bettencourt, M. (2018). O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna em Creche. In J. Oliveira-Formosinho & S. Barros Araújo (Orgs.), Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche (p.113-138) Porto: Porto Editora.
Folque, M. A. (2018). A formação de educadores/as de infância: da exigência e complexidade da profissão no mundo atual, ao projeto de formação na UniverCidade de Évora. Poésis, 12 (21), p. 32-56.
Folque, M. A. (2018). Yes we can! Young children learning to contribute to an enabling society. In Huggins, V. & Evans, D. (eds) (2018) Early Childhood Care and Education for Sustainability: International perspectives (pp.67-81). London: Routledge.
* For more publications, perform a search by author name on Digital Repository of Scientific Publications of UÉ.