Inovação Pedagógica

Inovação Pedagógica

Ensino centrado nas aprendizagens dos estudantes, com recurso a tecnologias digitais.

inovação pedagogica

Seminário “Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Um programa na Universidade de Évora”

A sessão decorre no âmbito do IPI.Sucesso, um projeto que aposta na Inovação Pedagógica e Integração como estratégias promotoras do Sucesso escolar e Combate ao Abandono estudantil na Universidade de Évora. Mais informação aqui .

Programa Desenvolvimento Profissional 2023/24

Correspondendo aos atuais desafios da inovação pedagógica no Ensino Superior (Circular n.º 10/2023), e ao interesse manifestado pela maioria dos docentes e investigadores que lecionam na Universidade de Évora (inquérito em Junho de 2023), foi elaborado um programa que procura contribuir para a inovação nas práticas de ensino em três domínios temáticos relevantes:

 

 

 

 

 

 

Projetos

 

Publicações

 

Actividades anteriores

 

 

APRESENTAÇÃO

Este curso tem como objetivo fazer uma introdução à utilização do Moodle, especialmente em contexto do ensino à distância. Ocurso irá abordar as utilizações mais frequentes do Moodle, bem como introduzir alguns conceitos mais avançados que são muito importantes no contexto do e-Learning. Esta edição do curso será realizada em modo intensivo, com uma duração total de 2semanas, contando com sessões síncronas via Zoom para apresentação dos conteúdos esclarecimento de algumas dúvidas que possam surgir.

Consulte o programa completo aqui

DATA DE REALIZAÇÃO 

Entre 04 e 14 de julho de 2022

DURAÇÃO E HORÁRIOS

Curso intensivo entre 4 e 14 de julho em horário a acordar com os/as formandos/as.

.

APRESENTAÇÃO

Este curso pretende desenvolver competências de produção oral a nível intermédio (utilizador independente) através de atividades de exposição oral (exposições públicas, p. ex. discursos, palestras, etc.; leitura de textos em voz alta; falar com base em notas ou comentar dados visuais, p. ex. diagramas, imagens, quadros, etc.; falar espontaneamente), atividades de aquisição de vocabulário, atividades de reforço gramatical, e atividades de aperfeiçoamento de pronúncia. 

DATA DE REALIZAÇÃO

De 04 a 15 de julho de 2022. 

DURAÇÃO E HORÁRIOS

O curso terá a duração de 30h e decorrerá no Colégio do Espírito Santo, com aulas previstas de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h.

REQUISITOS

Nível de competência (produção oral) em inglês exigido: Intermédio -B1/B2

APRESENTAÇÃO

Este curso pretende reconhecer as potencialidades do vídeo como recurso de ensino; identificar diferentes tipos de vídeo e contextos de utilização em ensino; desenvolver competências na criação e edição de vídeo para ensino, através da exploração de ferramentas abertas e disponíveis para os docentes da Universidade de Évora; conhecer e saber utilizar plataformas de distribuição de vídeo online. Consulte o programa aqui

FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

A formação encontra-se organizada em 5 semanas de trabalho, sendo necessário, em média, 4 horas de trabalho semanal (assíncrono). 
No início de cada semana, no fórum de Informações, são apresentadas indicações acerca das atividades a explorar e dos trabalhos a desenvolver. 
Uma vez por semana decorrerá uma sessão síncrona de até uma hora, através da plataforma Zoom, para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas.

DATA DE REALIZAÇÃO

De 27 de junho a 29 de julho

DURAÇÃO E HORÁRIOS

A formação terá a duração de 25h (5 horas síncronas: Zoom e 20h assíncronas), distribuídas ao longo de cinco semanas. No final de cada semana decorrerá uma sessão síncrona de até uma hora, através da plataforma Zoom, para esclarecimento de duvidas. No início de cada semana, no fórum de Informações, são apresentadas indicações acerca das atividades a explorar e dos trabalhos a desenvolver.

APRESENTAÇÃO

Pretende-se através da 3ª edição deste curso concetualizar e fundamentar práticas para melhorar a avaliação pedagógica, selecionar estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação em função da natureza das aprendizagens, bem como dar a conhecer regras a aplicar na construção e correção de instrumentos de avaliação, entre outros objetivos fundamentais. Este curso que será lecionado pelas professoras Isabel Fialho e Marília Cid foi desenvolvido a pensar num número mínimo de 10 formandos e num máximo de 24. 

DATA DE REALIZAÇÃO

O curso irá decorrer entre os dias 24 de janeiro e 9 de fevereiro de 2022.

DURAÇÃO E HORÁRIOS

Esta formação tem um total de 14h (8 horas síncronas: Zoom + 6h assíncronas: Moodle), sendo que as sessões síncronas decorrem nos dias 24, 26 28 e 31 de janeiro e 2, 3, 7 e 9 de fevereiro, entre as 16h e as 17h, à exceção da última sessão que decorre entre as 16h e as 18h. 

 

Consulte o Programa completo aqui .

Apresentação

Este curso chama a atenção para a importância de atualizar perspetivas pedagógicas, modelos de trabalho educativo e correspondentes práticas docentes no ensino superior presencial face ao rápido e constante desenvolvimento tecnológico, científico, económico e sociocultural. No curso são discutidos conceitos da aprendizagem híbrida, tecnologias digitais e ferramentas metodológicas que permitem a construção de propostas de educação inclusiva, atendendo às necessidades quer da atual população universitária em ensino presencial quer de uma significativa faixa da população ativa e adulta que carece (e procura) oportunidades de formação académica às quais possa aceder em tempos, espaços e modos flexíveis com qualidade educativa reconhecida. Esta formação será lecionada pelo Prof. José Luís Ramos, a Eng. Ana Filipe e o Mestre Gonçalo Espadeiro.

Data de realização

Dia 15 de julho de 2021, entre as 14h30 e às 16h30 horas. 

Duração e horários

A participação no Workshop 1 pode ser:  1) presencial – até ao limite de 12 pessoas na sala 124 do CES; online de forma síncrona (com recurso à plataforma Zoom, até ao limite de 48 pessoas); 3) online de forma assíncrona, com recurso à plataforma Moodle (sem limite de participantes).

Apresentação

Este segundo workshop surge na sequência do anterior curso onde se exploraram as potencialidades e os desafios do blended-learning  no ensino superior presencial. Esta formação permitirá analisar as oportunidades de trabalho educativo com as plataformas e ferramentas de Ensino e Aprendizagem, bem como discutir possibilidades de aplicação prática das ferramentas síncronas e a sua combinação com ferramentas assíncronas. 

Data de realização

Dias 14 de fevereiro (modo online assíncrono) e 16 de fevereiro de 2022 (modo online síncrono e presencial), pelas 15h. 

Duração e horários

O workshop terá a duração de 3h de trabalho online, no dia 14 de fevereiro, e de 3h de prática orientada, no dia 16 de fevereiro. 

Consulte o programa completo aqui

APRESENTAÇÃO

Pretende-se através da 4ª edição deste curso concetualizar e fundamentar práticas para melhorar a avaliação pedagógica, selecionar estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação em função da natureza das aprendizagens, bem como dar a conhecer regras a aplicar na construção e correção de instrumentos de avaliação, entre outros objetivos fundamentais.

FORMADORAS

Isabel Fialho e Marília Cid

FUNCIONAMENTO

Número mínimo de  formandos: 10 Número máximo de formandos: 16

DATA DE REALIZAÇÃO

O curso irá decorrer entre os dias 12 e 27 de setembro de 2022.

INSCRIÇÕES

Data limite: 8 de setembro

DURAÇÃO E HORÁRIOS

Esta formação tem um total de 16h (9 horas síncronas: Zoom + 7h assíncronas: Moodle). As sessões síncronas decorrem nos dias 12, 13, 15, 19, 20, 22, 26 e 27 de setembro, entre as 17h e as 18h, com exceção da última sessão que decorre entre as 17h e as 19h.

 

 

Loading...