Attribute Type Value

2557
Attribute Type Value
0 string '2022'

Ciência dos Materiais Arqueológicos (ARCHMAT)

Mestrado

Apresentação

O ARCHMAT é um curso de Mestrado Conjunto ERASMUS MUNDUS (EMJMD) de 2 anos (120 ECTS), dentro de um consórcio de 3 universidades (Evora-UEVORA-PT, Universidade Aristóteles de Thessaloniki-AUTH-GR e Universidade Sapienza de Roma-UNIROMA1-IT) e uma rede de membros associados de instituições acadêmicas e profissionais internacionais (Museus, Centros de Investigação e Empresas Privadas). O objetivo é fornecer aos alunos habilidades especializadas em arqueologia e caracterização analítica de materiais da pré-história (megalítica) aos tempos clássicos (grego e romano). O estudo e a conservação de materiais do patrimônio cultural é uma área de pesquisa com forte conotação multidisciplinar e requer habilidades que abrangem os campos de pesquisa em ciências humanas e ciências. O ARCHMAT fornece uma plataforma comum e integrada para estudantes excelentes provenientes de formação educacional em ciências exatas e/ou ciências humanas para aprender os métodos científicos avançados usados para investigar materiais arqueológicos e visa formar especialistas profissionais altamente especializados no campo emergente da arqueometria, ou seja, Ciências Físico-Químicas aplicadas ao estudo de materiais do Patrimônio Arqueológico e Cultural. As aulas serão ministradas na UEVORA (primeiro semestre), AUTH (segundo semestre) e UNIROMA1 (terceiro semestre). Os membros associados fornecerão seminários / aulas práticas e de campo sobre aspectos / técnicas especializadas em Arqueometria e estudos de caso e oferecerão estágios, supervisão conjunta e tópicos para projetos de Tese (quarto semestre na UEVORA ou AUTH ou UNIROMA1).
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Università degli Studi di Roma "La Sapienza"
  • Aristotle University of Thessaloniki
Unidade Orgânica: Instituto de Investigação e Formação Avançada
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (78 obrigatórios e 12 optativos em UCS)
Língua: Inglês
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

O Titular do diploma de mestrado da ARCHMAT estará totalmente qualificado e na posição ideal para iniciar com êxito os cursos de doutoramento em Arqueometria e / ou Ciência aplicados aos campos de pesquisa em Conservação / Patrimônio Cultural, nas instituições parceiras da ARCHMAT ou em outros locais. O titular do diploma de mestrado da ARCHMAT também se encontrará em uma posição privilegiada para se candidatar a oportunidades de emprego no setor privado (PMEs de restauração, profissão privada) e / ou laboratórios científicos de museus ou outras instituições governamentais (Ministério da Cultura, regional e nacional local) autoridades internacionais), mas também em várias organizações internacionais dedicadas à proteção de objetos e sitios do patrimônio cultural, como o ICCROM e a UNESCO. Por último, mas não menos importante, a participação como parceiros associados de instituições não-acadêmicas internacionais com reputação nacional / internacional de alto nível na ARCHMAT e com fortes afiliações com agências governamentais e indústrias como o Instituto de Ciência de Materiais de Aragão (ICMA) em Zaragoza e o Museu da Evolução Humana, Burgos -MEH da Espanha, o Museo delle Civilta - MUCIV, em Roma (Itália), o Museu de Arqueologia e Etnologia de São Paulo no Brasil, o Ormylia Art Diagnosis Center, na Grécia - ORM), o GuoWenYan Heritage Conserv. Center, China - será extremamente útil para os alunos da ARCHMAT em sua busca pós-mestrado por oportunidades de emprego em todo o mundo.

Condições Específicas de Acesso

Licenciatura em Ciências Exactas (Quimica, Geologia, Fisica, Engenharia, Biologia, ou outra formação relevante na area). Licenciatura em Ciências Sociais (Historia e Arqueologia, Herança Cultural, Conservação ou outra forma ção relevante na area). Os candidatos devem submeter todos os documentos a seguir durante as diferentes etapas do procedimento de inscrição: - Comprovativo de nacionalidade (cópia do passaporte com foto) - Cópia digitalizada (traduzida) do diploma universitário exigida para a inscrição no ARCHMAT (Licenciatura em Ciências Física, Ciências da Terra, Química, Biologia-Bioquímica, Arqueologia, Ciências da Conservação, Estudos do Patrimônio Cultural e similares) - Cópia digitalizada (traduzida) da transcrição dos resultados do estudo - Curriculum vitae e Studiorum (formato EUROPASS) - Carta de motivação (máximo 1 página A4) - Carta de recomendação de dois acadêmicos. - Cópia digitalizada do certificado de proficiência no idioma TOEFL 87 [iBT] ou do certificado IELTS (pontuação geral mínima = 6) ou certificado de Cambridge ou prova de pelo menos 1 ano de instrução em inglês no nível universitário.

Vias de Acesso e Candidaturas

Propinas

Valor Anual das Propinas

5000.00 €

Comissão de Curso

Queres uma experiência académica noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional?

Conhece os programas, as instituições parceiras onde podes fazer um período de mobilidade.

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Nicola Schiavon [schiavon@uevora.pt]

Gestor Académico: Ana Coca
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE