Ciência dos Materiais Arqueológicos (ARCHMAT)

Mestrado

Apresentação

O ARCHMAT é um curso de Mestrado Conjunto ERASMUS MUNDUS (EMJMD) de 2 anos (120 ECTS), dentro de um consórcio de 3 universidades (Evora-UEVORA-PT, Universidade Aristóteles de Thessaloniki-AUTH-GR e Universidade Sapienza de Roma-UNIROMA1-IT) e uma rede de membros associados de instituições acadêmicas e profissionais internacionais (Museus, Centros de Investigação e Empresas Privadas). O objetivo é fornecer aos alunos habilidades especializadas em arqueologia e caracterização analítica de materiais da pré-história (megalítica) aos tempos clássicos (grego e romano). O estudo e a conservação de materiais do patrimônio cultural é uma área de pesquisa com forte conotação multidisciplinar e requer habilidades que abrangem os campos de pesquisa em ciências humanas e ciências. O ARCHMAT fornece uma plataforma comum e integrada para estudantes excelentes provenientes de formação educacional em ciências exatas e/ou ciências humanas para aprender os métodos científicos avançados usados para investigar materiais arqueológicos e visa formar especialistas profissionais altamente especializados no campo emergente da arqueometria, ou seja, Ciências Físico-Químicas aplicadas ao estudo de materiais do Patrimônio Arqueológico e Cultural. As aulas serão ministradas na UEVORA (primeiro semestre), AUTH (segundo semestre) e UNIROMA1 (terceiro semestre). Os membros associados fornecerão seminários / aulas práticas e de campo sobre aspectos / técnicas especializadas em Arqueometria e estudos de caso e oferecerão estágios, supervisão conjunta e tópicos para projetos de Tese (quarto semestre na UEVORA ou AUTH ou UNIROMA1).
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Università di Roma La Sapienza
  • Aristotle University of Thessaloniki
Unidade Orgânica: Instituto de Investigação e Formação Avançada
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (78 obrigatórios e 12 optativos em UCS)
Língua: , Inglês
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

O Titular do diploma de mestrado da ARCHMAT estará totalmente qualificado e na posição ideal para iniciar com êxito os cursos de doutoramento em Arqueometria e / ou Ciência aplicados aos campos de pesquisa em Conservação / Patrimônio Cultural, nas instituições parceiras da ARCHMAT ou em outros locais. O titular do diploma de mestrado da ARCHMAT também se encontrará em uma posição privilegiada para se candidatar a oportunidades de emprego no setor privado (PMEs de restauração, profissão privada) e / ou laboratórios científicos de museus ou outras instituições governamentais (Ministério da Cultura, regional e nacional local) autoridades internacionais), mas também em várias organizações internacionais dedicadas à proteção de objetos e sitios do patrimônio cultural, como o ICCROM e a UNESCO. Por último, mas não menos importante, a participação como parceiros associados de instituições não-acadêmicas internacionais com reputação nacional / internacional de alto nível na ARCHMAT e com fortes afiliações com agências governamentais e indústrias como o Instituto de Ciência de Materiais de Aragão (ICMA) em Zaragoza e o Museu da Evolução Humana, Burgos -MEH da Espanha, o Museo delle Civilta - MUCIV, em Roma (Itália), o Museu de Arqueologia e Etnologia de São Paulo no Brasil, o Ormylia Art Diagnosis Center, na Grécia - ORM), o GuoWenYan Heritage Conserv. Center, China - será extremamente útil para os alunos da ARCHMAT em sua busca pós-mestrado por oportunidades de emprego em todo o mundo.

Condições Específicas de Acesso

Licenciatura em Ciências Exactas (Quimica, Geologia, Fisica, Engenharia, Biologia, ou outra formação relevante na area). Licenciatura em Ciências Sociais (Historia e Arqueologia, Herança Cultural, Conservação ou outra forma ção relevante na area). Os candidatos devem submeter todos os documentos a seguir durante as diferentes etapas do procedimento de inscrição: - Comprovativo de nacionalidade (cópia do passaporte com foto) - Cópia digitalizada (traduzida) do diploma universitário exigida para a inscrição no ARCHMAT (Licenciatura em Ciências Física, Ciências da Terra, Química, Biologia-Bioquímica, Arqueologia, Ciências da Conservação, Estudos do Patrimônio Cultural e similares) - Cópia digitalizada (traduzida) da transcrição dos resultados do estudo - Curriculum vitae e Studiorum (formato EUROPASS) - Carta de motivação (máximo 1 página A4) - Carta de recomendação de dois acadêmicos. - Cópia digitalizada do certificado de proficiência no idioma TOEFL 87 [iBT] ou do certificado IELTS (pontuação geral mínima = 6) ou certificado de Cambridge ou prova de pelo menos 1 ano de instrução em inglês no nível universitário.

Vias de Acesso e Candidaturas

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

5000 €

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Nicola Schiavon [schiavon@uevora.pt]

Gestor Académico: Helena Espadaneira
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE