2022

Gestão de Recursos Humanos

Nome: Gestão de Recursos Humanos
Cód.: GES2334L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
* Perceber a estreita ligação entre as variáveis do Comportamento Organizacional e as dimensões da GRH.
* Identificar os factores críticos na gestão dos recursos humanos determinantes para o desenvolvimento sustentável da organização.
* Estudar as principais dimensões e políticas da gestão recursos humanos.
* Promover a capacidade de análise dos alunos na compreensão dos fenómenos e modelos organizacionais.
Competências:
* Dotar os alunos de uma perspectiva comportamental/humanista direccionada para os objectivos estratégicos da organização e do negócio.
* Promover o espírito crítico e de cidadania.
* Fomentar a comunicação oral e escrita.
* Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa.
* Promover a capacidade de análise dos alunos na compreensão dos fenómenos organizacionais e na construção de grelhas de leitura adequadas à área da gestão de pessoas.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos: delimitação e áreas de confluência das duas áreas
Módulo 2 - Tendências dos modelos organizacionais
Módulo 3 - A Gestão de Recursos Humanos (GRH) como sub-sistema do sistema de gestão : Das etapas da evolução da GRH às principais dimensões e políticas da GRH
Módulo 4 - Planeamento Estratégico de Recursos Humanos e Gestão de Carreiras
Módulo 5 - Recrutamento, Selecção e Integração
Módulo 6 - Sistemas de gestão e avaliação do desempenho
Módulo 7 - Sistemas de Recompensa
Módulo 8 - Sistemas de Saúde e Segurança no Trabalho
Módulo 9 - Sistemas de Formação e Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Módulo 10 - Sistemas de Informação de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH)

Métodos de Ensino

Tem-se como objectivo privilegiar a reflexão conjunta, com a participação dos alunos, a partir da análise de pequenos textos de apoio e de estudos de caso que, pela sua actualidade e oportunidade suscitem a sistematização e o aprofundamento de ideias, bem como a aplicação e validação dos modelos teóricos.
Poderão ainda ser realizados trabalhos de pesquisa e análise documental, a realizar individualmente e em grupo, sobre temas do programa ou de aplicação prática dos instrumentos de acção apresentados. A metodologia proposta pressupõe a utilização da plataforma "moodle".
O processo de avaliação contínua contempla três elementos de avaliação de carácter obrigatório:
1) Uma Prova Escrita/1ª Frequência realizada em grupo (de 3 a 4 elementos), 30%.
2) Apresentação Oral de um módulo do programa nos moldes a definir pela equipa docente. Este elemento será desenvolvido em grupo (de 3 a 4 elementos), 15%.
3) Uma Prova Escrita individual/2ª Frequência, com consulta, 55%.

Bibliografia

* BRATTON (John), GOLD (Jeffrey), Human Resource Management- Theory and Practice, London, MacMillan, 1999.
* CAMARA, Pedro B. et al, Novo Humanator - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial, Lisboa, Publicações D. Quixote, 7ª Ed, 2007.
* CUNHA (Miguel Pina e) et al, Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, RH Editora, 2006.
* PERETTI (Jean-Marie), Recursos Humanos, Ed. Sílabo, 2003.
* ROBBINS (P. Stephen), Organizational Behavior, Prentice Hall, 11th Edition, 2004.
* TORRINGTON, Derek, HALL, Laura, Human Resource Management, Prentice Hall, 2004.

Equipa Docente