2025

Psicologia da linguagem, leitura e escrita

Nome: Psicologia da linguagem, leitura e escrita
Cód.: PSI13148M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Psicologia da Linguagem, Leitura e Escrita tem por objectivos a aquisição de conhecimento sobre a natureza da linguagem e os processos envolvidos no seu uso (produção e compreensão) na modalidade oral e escrita.

Resultados de Aprendizagem:
1. Descreve a natureza da linguagem
2. Descreve os processos implicados na percepção, compreensão e produção da fala
3. Identifica as principais etapas na aquisição da linguagem e e descreve os principais modelos explicativos
4. Conhece os diferentes sistemas de escrita, em particular do sistema de escrita alfabético
5. Discrimina a especificidade dos processos envolvidos na leitura e escrita e a forma como se desenvolvem ao longo da aprendizagem;
6. Conhece os fundamentos e alguns métodos e técnicas de investigação utilizados no estudo da linguagem, leitura e escrita

Conteúdos Programáticos

1.O estudo da linguagem
Natureza e especificidade da linguagem humana
Bases biológicas da linguagem
2.Aquisição e desenvolvimento linguístico
Desenvolvimento fonológico
Desenvolvimento semântico
Desenvolvimento sintáctico inicial
3.Linguagem Falada
O estímulo fala
Processos envolvidos na percepção da fala e no reconhecimento de palavras
Modelos de compreensão e de produção da fala
4.Linguagem escrita
Leitura e escrita
Sistemas de escrita e ortografia
Processos envolvidos na leitura e escrita hábeis
Aprendizagem da leitura e escrita
- Modelos teóricos da aprendizagem
- Métodos de ensino
- Factores que condicionam o ritmo de aprendizagem
5.Perturbações específicas da aprendizagem da leitura e da escrita

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - Método expositivo e diálogo para apresentar conteúdos e promover o entendimento da teoria através de situações/exemplos reais. Os slides são publicados no Moodle.

Aulas práticas - Envolvem a apresentação oral de estudos em psicolinguística, neurociência e educação. O objetivo é estimular o estudo em diferentes áreas de pesquisa e promover o pensamento crítico. Para a ligação entre teoria e prática e ensino de competências técnicas são utilizados vídeos, práticas simuladas de avaliação e exercícios de análise ou conceptualização de intervenções.

Aula aberta (presencial/online) - Com convidados nacionais/internacionais para facilitar a internacionalização da formação.

Trabalho/estudo autónomo - Envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos a serem apresentados em aula

Avaliação

Regime de Avaliação Contínua

Envolve a realização de uma frequência e dois trabalhos práticos. Os trabalhos práticos envolvem a apresentação de um artigo científico sobre um dos tópicos do programa e a elaboração de um poster com um estudo de caso com a planificação de uma avaliação ou a conceptualização de uma intervenção. A frequência tem um peso de 50% e cada um dos trabalhos um peso de 25% na nota final, sendo necessária uma nota mínima de 9 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma média ponderada igual ou superior a 10.
A assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e práticas.

Regime de avaliação final
Os alunos que optarem por avaliação final realizam uma prova escrita com uma parte teórica e uma parte prática. A componente prática do exame incluirá os conteúdos dos trabalhos realizados nas aulas práticas. Consideram-se aprovados aqueles que tiverem nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.

Bibliografia

Alves, R. A. & Leite, I. (Eds.) (2022). Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências. Fundação Belmiro de Azevedo.

Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain. New YorK: Penguin Books.

Elbeheri, G., Reid, G., & Fawcett, A. (Eds.) (2024), Dyslexia in many languages: Insights, Interactions and Interventions. Routledge.

Harley, T. (2014). The Psychology of language: From data to theory, 4th Ed..Psychology Press.

Owens, R. (2019). Language Development: An Introduction, 10th Ed.. Pearson

Perin, D. (Ed.) (2020). The Wiley Adult Literacy Handbook. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.

Snowling, M. J., Hulme, C., & Nation, K. (2021). The science of reading: a handbook. Wiley Blackwell.