2024

Ensinar e Aprender no Ensino Superior

Nome: Ensinar e Aprender no Ensino Superior
Cód.: PED15445O
3 ECTS
Duração: 11 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1 Problematizar o papel do docente do ES no quadro dos atuais desafios societais;
O2 Compreender a importância da inovação pedagógica no contexto do ES;
O3 Conhecer modelos e abordagens pedagógicas adequadas ao desenvolvimento de competências disciplinares e transversais;
O4 Conhecer diversidade de funções, características, métodos e instrumentos de avaliação;
O5 Diferenciar ambientes de aprendizagem presencial e a distância;
O6 Identificar potencialidades e desafios de diferentes ambientes de aprendizagem;
O7 Conhecer ferramentas digitais de apoio ao ensino e à aprendizagem, nomeadamente Moodle e Microsoft Teams;
O8 Conhecer estratégias para a planificação do ensino, a criação/seleção de tarefas promotoras de aprendizagens e a gestão da dinâmica das aulas;
O9 Reconhecer a importância do trabalho entre pares, a reflexão sobre a prática e a auto-regulação no trabalho docente;
O10 Perspetivar o ensino como campo de estudo e de desenvolvimento profissional.

Conteúdos Programáticos

c1 O papel do docente do ensino superior no quadro dos atuais desafios societais;
c2 Inovação no Ensino Superior: porquê e para quê?;
c3 Abordagens pedagógicas e cultura de inovação no Ensino Superior (métodos tradicionais ajustados ao tempo atual, métodos centrados na indagação e cooperação, trabalho com os pares, projetos, interdisciplinaridade e integração curricular;
c4 Avaliação das aprendizagens (perspetivas, funções, tipos, feedback, métodos, técnicas e instrumentos de avaliação);
c5 Ambientes de aprendizagem presencial e a distância;
c6 Ferramentas digitais de apoio ao ensino e à aprendizagem;
c7 Planificação do ensino numa perspetiva inclusiva;
c8 Tipologia de tarefas de aprendizagem;
c9 Dinâmicas de sala de aula de suporte à autonomia, à colaboração, e ao envolvimento de todos os estudantes;
c10 Trabalho entre pares, reflexão e autorregulação da prática como estratégias de desenvolvimento profissional.

Métodos de Ensino

Procura-se proporcionar aos formandos experiências de aprendizagem que estes possam vir a aplicar nas suas próprias aulas, privilegiando uma abordagem teorica-prática, com oportunidades de exploração de exemplos reais, eventualmente trazidos pelos formandos sobre a sua prática, tirando partido da diversidade de áreas científicas presentes numa turma. Valorizam-se modelos pedagógicos centrados no formando, com desenvolvimento da autonomia, espírito critico e criatividade, comunicação e colaboração, e tirando partido. As sessões serão dinamizadas pelo/a formador/a com recurso ao ZOOM, com propostas de trabalho a realizar em pequenos grupos, fazendo uso das salas paralelas, e que serão discutidas em grande grupo, para sistematização coletiva de ideias importantes. Outras estratégias a adotar serão a apresentação de casos para análise e discussão, a resolução de problemas e a discussão de ideias teóricas sobre os assuntos em foco, com base na partilha de estudos e documentos relevantes.

Avaliação

A avaliação do desempenho dos formandos é qualitativa, resultando em menção final de aprovado/a ou reprovado/a.
A aprovação depende do cumprimento cumulativo de quatro condições:
1. Assiduidade às sessões de formação (máximo de faltas admitido: 2 sessões);
2. Participação ativa nas sessões;
3. Entrega de reflexão individual final escrita do formando sobre as aprendizagens realizadas e os desafios para o respetivo desenvolvimento profissional;
4. Preenchimento de questionário anónimo de avaliação da formação.

Bibliografia

Almeida, L., Gonçalves, S., Ramos do Ó, J., Rebola, F., Soares. S., Vieira, F. (2022). Inovação Pedagógica no Ensino Superior: cenários e caminhos de transformação. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Cerna, L., Mezzanotte, C., Rutigliano, A., Brussino, O., Santiago, P., Borgonovi, F., & Guthrie, C. (2021). Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework. OECD Education Working Paper No. 260. https://dx.doi.org/10.1787/94ab68c6-en
European Commission (2019). Key competences for lifelong learning. Publications Office. https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540
UNESCO (2021). Reimagining our futures together: A new social contract for education. Report from The International Commission on the Futures of Education. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707.locale=en
UNESCO (2019). Rethinking pedagogy: Exploring the potential of digital technology in achieving quality education. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372786