O Doutoramento em Arquitetura da Universidade de Évora constitui um espaço de formação e investigação avançada orientado para a produção de conhecimento original no domínio da Arquitetura. O ciclo de estudos promove uma metodologia de "research by design" (investigação através do projeto) não como mera prática projetual, mas como um modo específico de investigação, no qual o projeto é entendido como instrumento e/ou processo crítico, experimental e reflexivo, integrado num quadro teórico e metodológico rigoroso.
Estruturado em quatro anos (240 ECTS), com um primeiro ano curricular, o doutoramento centra-se nas temáticas do património e do território, promovendo a articulação entre teoria, análise crítica, experimentação e prática arquitetónica. A cidade de Évora, classificada como Património Mundial pela UNESCO, e o território do Alentejo constituem contextos privilegiados para a problematização e o desenvolvimento das investigações, permitindo relacionar questões locais e regionais com desafios contemporâneos de âmbito global.
O programa reafirma a autonomia científica da Arquitetura, sendo o grau conferido no ramo único de ?Arquitetura?, integrando contributos de áreas afins sempre que relevantes para o desenvolvimento da investigação.
Unidade Orgânica:
Instituto de Investigação e Formação Avançada
Cód. DGES:
0601/9337
Duração:
8 Semestres/240 ECTS (60 obrigatórios e 0 optativos em UCS)
Língua:
Português
Regime:
Presencial
Áreas CNAEF:
-
Arquitectura e urbanismo (581)
1. Condições gerais de acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor.
Podem candidatar-se:
i) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
ii) Titulares do grau de licenciado, detentores de currículo académico ou científico relevante, reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico competente da universidade;
iii) Detentores de currículo académico, científico ou profissional especialmente relevante, reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico competente da universidade.
2. Condições específicas de ingresso no curso.
São admitidos à candidatura:
i) Titulares do grau de mestre em Arquitetura ou área científica afim;
ii) Titulares do grau de licenciado em Arquitetura ou área científica afim, com pelo menos cinco anos de formação académica no Ensino Superior, a tempo integral, ou equivalente quando obtido no estrangeiro;
iii) Detentores de currículo escolar, científico e/ou profissional especialmente relevante na área da Arquitetura, reconhecido pelo Conselho Científico do IIFA.