Estudantes Internacionais
Para quem
Podem candidatar-se todos os estudantes que tenham nacionalidade de um país que não pertença à União Europeia e que sejam titulares de:
- Qualificação que dê acesso ao ensino superior no país de origem (diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a conclusão de ensino secundário ou equivalente legal e aprovação em exames (por exemplo o ENEM no caso do Brasil), ou
- Diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente, atribuída por uma escola secundária ou pelos serviços competentes do Ministério da Educação;
Não são abrangidos por este concurso especial:
- Os candidatos não nacionais de um Estado membro da União Europeia que residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior; ou
- Os candidatos com dupla nacionalidade, sendo uma delas de um Estado membro da União Europeia;
- Os que sejam beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais;
- Os familiares de portugueses ou de nacionais de um Estado-membro da União Europeia. São considerados familiares os cônjuges ou parceiros em união de facto, e os descendentes ou ascendentes diretos que estejam a cargo de um cidadão da União Europeias.
- Os estudantes matriculados numa Instituição de Ensino Superior estrangeira que pretendam realizar um período de mobilidade na Universidade de Évora .
- Os estudantes que requeiram o ingresso no Ensino Superior através dos regimes especiais .
No formulário da candidatura o candidato deverá declarar, sob compromisso de honra, que não tem nacionalidade portuguesa, nem está abrangido nas condições acima referidas .
Os estudantes que ingressem através deste concurso mantêm a qualidade de estudante internacional enquanto se mantiverem no ciclo de estudos em que ingressam, ainda que, durante a frequência do ciclo de estudos, lhes venha a ser concedido o estatuto de igualdade de direitos e deveres ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais. Excetua-se o caso dos estudantes internacionais que adquiram a nacionalidade de um Estado-membro da União Europeia, sendo que a cessação da aplicação do estatuto de estudante internacional produz efeitos no ano letivo subsequente à data da aquisição da nacionalidade.
Os estudantes estrangeiros não abrangidos por este concurso, devem candidatar-se através dos concursos para estudantes da União Europeia
Como candidatar-se
As candidaturas devem ser submetidas online, em formulário próprio, sendo requerido registo prévio .
1º passo:
Registo aqui
.
2º passo:
Preenchimento de formulário de candidatura aqui
.
No ato de candidatura, o candidato deverá fazer entrega de cópia de documento de identificação, documento comprovativo da situação relativamente à Língua Portuguesa (se aplicável), e, alternativamente, de um dos três seguintes:
a) Comprovativo da conclusão do Ensino Secundário ou equivalente autenticado pela Embaixada ou Consulado de Portugal no país onde foi concluído ou com Apostila de Haia, no qual constem as classificações obtidas em cada uma das disciplinas mencionadas;
b) Documento comprovativo, autenticado pela Embaixada ou Consulado de Portugal ou com Apostila de Haia no país em que foi realizado, do aproveitamento e respetiva(s) classificação(ões) obtida(s) no âmbito do(s) exame(s) de acesso ao Ensino Superior, no caso de no país de origem das habilitações ser exigida a realização de exames de acesso ao Ensino Superior, para além do Ensino Secundário;
c) Documento comprovativo da conclusão de Ensino Secundário português e do aproveitamento nas provas de ingresso realizadas no âmbito do Regime Geral de Acesso, no caso de ser titular do Ensino Secundário português, ou equivalente legal.
No caso de possuir certificado de língua Portuguesa (Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira ou Certificado de língua Portuguesa nível B1) deverá anexar o mesmo à candidatura assim como documento de identificação, podendo em alternativa apresenta-lo presencialmente nos Serviços Académicos para que a candidatura possa ser analisada.
Documentos referentes a habilitações estrangeiras , com exceção das obtidas em países da União Europeia, para instrução da candidatura é necessário que os documentos digitalizados, a serem submetidos na candidatura, estejam obrigatoriamente certificados com Apostila ao abrigo da Convenção de Haia, de 5 de Outubro de 1961, ou pelo Consulado de Portugal no país em que foram obtidas as habilitações, para autenticidade da assinatura, selo ou carimbo da autoridade emissora do documento que confere as habilitações. No caso de admissão será necessário nos 3 dias após divulgação dos resultados de seriação, remeter/apresentar os documentos de habilitações originais, exatamente iguais aos inseridos na candidatura. Se os mesmo não forem entregues até 30 dias após matricula, a, mesma será anulada e o candidato perde a vaga. Só será emitida carta de aceitação após receção destes documentos originais ou cópias devidamente autenticadas.
Se os documentos acima referidos não estiverem redigidos em português, castelhano, italiano, francês ou inglês, será também necessária a apresentação da sua tradução realizada por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa ou tradução certificada por notário.
No caso de serem submetidos documentos com habilitações em que não conste a classificação final ou, constando essa classificação, a mesma não corresponda à escala numérica de 0-20 , é necessário documento emitido pela Instituição de origem das habilitações ou pelo Ministério da Educação do país onde foram obtidas as habilitações, no qual conste a classificação final do respetivo grau e a escala utilizada nessa Instituição, mencionando a classificação mínima a que corresponde aprovação nessa escala e a respetiva classificação máxima. No caso de não entrega deste documento, será atribuída a classificação de 10 valores ao candidato, desde que entregue comprovativo de conclusão da habilitação, para fins de seriação e para cálculo relativo a bolsas para estudantes internacionais;
A candidatura apenas é analisada após pagamento da taxa de candidatura, sendo não validada caso não sejam entregues os documentos acima referidos devidamente autenticados.
Os candidatos à licenciatura em Música devem inscrever-se previamente e obter aproveitamento na Prova de Aptidão Vocacional Específica (PAVE) , identificando o concurso através do qual pretende candidatar-se e o ramo e instrumento no qual pretende realizar a PAVE, podendo inscrever-se no máximo a 3 ramos/instrumentos. As provas realizam-se nos prazos definidos no Calendário de Candidaturas .
A informação constante na presente página não dispensa a consulta integral da regulamentação em vigor sobre esta matéria.
Calendário
1ª Fase
Candidaturas
:15/fev/2023. até 15/mar/2023
Resultados
: Até 05/abr/2023
Matrículas
: 05/abr/2023 até 10/abr/2023
Resultados após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável
: Até 14/abr/2023
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável
: 14/abr/2023 até 21/abr/2023
2ª Fase
Apenas para os seguintes cursos:
- Licenciatura de ecologia e ambiente com 1 vaga sobrante
- Licenciatura de Engª e Gestão Industrial com 1 vaga sobrante
Candidaturas
: até 21/jun/2023
Resultados
: Até 12/jul/2023
Matrículas
: 12/jul/2023 até 17/jul/2023
NOTA1 : Teste de diagnóstico de proficiência em língua portuguesa (inscrição automática no ato da matrícula): Até 30/set/2023
NOTA2 : Os estudantes internacionais que pretendam candidatar-se à licenciatura de música, devem inscrever-se na Prova de Aptidão Vocacional Específica de Música e serão considerados candidatos na 2ª fase, caso obtenham aprovação nessa Prova.
Vagas
Consulte no curso a informação sobre as vagas iniciais.
Requisitos de Acesso
Para ingresso num determinado curso na Universidade de Évora, os estudantes internacionais devem demonstrar conhecimentos nas matérias das provas de ingresso de nível e conteúdo equivalentes aos dos estudantes admitidos através do Concurso Nacional de Acesso, especificadas nos Anexo II e III do Regulamento de Candidaturas de Acesso e Ingresso .
É necessária a aprovação nas disciplinas do ensino secundário equivalentes às provas de ingresso exigidas no âmbito do Concurso Nacional de Acesso , para o curso a que se candidata.
Os candidatos que não reúnam as qualificações específicas nos termos acima referidos poderão , mediante decisão do Presidente de Júri, ser sujeitos a frequência e aproveitamento no Curso Preparatório de Ingresso no Ensino Superior ou nas Unidades Curriculares desse curso correspondentes às provas de Ingresso da licenciatura ou mestrado integrado em que pretende ingressar.
Outros requisitos:
As candidaturas aos cursos em que sejam exigidos pré-requisitos
estão condicionadas à satisfação dos mesmos, devendo ser entregue declaração comprovativa nos Serviços Académicos de forma a ser validada a matrícula.
Com exceção dos candidatos que tenham frequentado o Ensino Secundário em língua portuguesa, os candidatos a este concurso especial de acesso têm de cumprir uma das seguintes condições:
a) Apresentar um Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira (DEPLE);
b) Apresentar um certificado B1 autenticado;
c) Comprometer-se à frequência e aproveitamento de curso de língua portuguesa a ser ministrado pela UÉ no caso de não demonstrar proficiência de pelo menos nível B1 no teste de diagnóstico de língua portuguesa a realizar conforme prazos anualmente estipulados;
Regulamentos e guias
- Decreto-Lei n.º 36/2014 , de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018 , de 6 de agosto
- Regulamento de Candidaturas para Acesso e Ingresso na Universidade de Évora
- Calendarização de Candidaturas à Universidade de Évora
- Guia de Registo de Novo Utilizador
- Guia Rápido SIIUE: Candidaturas de Estudante Internacional
- Presidente do Júri do Concurso Especial Para Estudantes Internacionais (https://gdoc.uevora.pt/827917 )
- Tabela de Emolumentos
Contactos
Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.
Clique aqui para consultar o horário de atendimento e contactos dos Serviços Académicos.