Master Exams
Public Exams of Master Degree of Psychomotricity
Intervenção Psicomotora num Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem
11.12.2024, 9:30, Sala 138 do Colégio António Luís de Verney
Mariana Jacinto Cipriano
Abstract
Resumo: A psicomotricidade é uma práxis, tendo como principal referência o corpo na sua complexidade total e integra-se nas teorias que envolvem o ser humano. As perturbações do neurodesenvolvimento iniciam-se durante o período de desenvolvimento, geralmente antes da criança iniciar o percurso escolar, podendo ser nomeadas de atrasos no desenvolvimento possibilitando dificuldades em vários níveis. O principal objetivo deste trabalho é descrever detalhadamente a prática psicomotora executada no Estágio Curricular do Mestrado em Psicomotricidade, a qual decorreu num Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem, sendo descrita de forma pormenorizada a intervenção psicomotora em dois estudos caso. Foram recolhidas informações sobre cada caso/grupo, realizou-se uma avaliação inicial, plano de intervenção, intervenção psicomotora, onde foram utilizadas estratégias adequadas a cada caso/grupo, e no final nova avaliação. Esta avaliação permitiu perceber que existiram melhorias na maioria dos domínios trabalhados com cada caso/grupo. Foi possível concluir que a intervenção psicomotora teve uma influência positiva; - Psychomotor Intervention in a Development and Learning Center
Abstract: Psychomotricity is a praxis, having as its main reference the body in its total complexity and is integrated into theories involving the human being. Neurodevelopmental disorders begin during the development period, generally before the child starts school, and can be called developmental delays, causing difficulties at various levels. The main objective of this work is to describe in detail the psychomotor practice carried out in the Curricular Internship of the Master´s Degree in Psychomotricity, which took place in a Development and Learning Center, with the psychomotor intervention being described in detail in two case studies. Information was collected about each case/group, an initial evaluation, intervention plan, psychomotor intervention were carried out, where appropriate strategies were used for each case/group, and at the end a new evaluation. The evaluation allowed us to see that there were improvements in most of the areas worked with each case/group. It was possible to conclude that the psychomotor intervention had a positive influence.
President of the Jury
Name: Maria do Céu Marques
Institution:
University of Évora/Departamento de Enfermagem
Professional category:
Prof. Coordenador
Members of Jury
Name: Gabriela Sousa Neves de Almeida (Arguente)
Institution:
University of Évora/Departamento de Desporto e Saúde
Professional category:
Prof. Associado
Name: Ana Rita Matias (Advisor)
Institution:
University of Évora/Departamento de Desporto e Saúde
Professional category:
Prof. Auxiliar