Recreational Mathematics Colloquium I
Summary
A Matemática Recreativa é muitas vezes associada a “brincadeira”, “não seriedade” e “facilidade”. Nada podia estar mais longe da verdade. Este campo da Matemática está relacionado com recrear e recriar. Muitos problemas podem ser resolvidos de inúmeras maneiras, fazendo apelo a contextos teóricos diversos, este é um dos aspectos privilegiados pela Matemática Recreativa. Muitos jogos e puzzles aparentemente infantis têm um interessantíssimo conteúdo matemático. Muitas charadas motivaram a invenção de novos campos e ferramentas matemáticas que são hoje consideradas muito sérias. A Matemática Recreativa tem os seus próprios nomes, como Sam Loyd e Martin Gardner, mas também alguns gigantes da matemática, como Euler, Hamilton e Einstein fizeram questão de deixar a sua marca nesta área.
Nem todos os problemas que aparecem ligados à Matemática Recreativa exigem conhecimento de Matemática avançada. No entanto, quase todos suscitam curiosidade e apelam ao engenho sofisticado. Por este facto, muitos jovens sentem-se seduzidos a estudar Matemática quando contactam os temas assim abordados. O contributo pedagógico e didáctico da Matemática Recreativa não pode ser exagerado. É consensual hoje que devemos diversificar e enriquecer culturalmente as abordagens a temas curriculares complexos, em lugar de apresentar versões simplificadas dos mesmos. Esta capacidade é peculiar à Matemática Recreativa.
Goals, activities and expected/achieved results
Realizar, na Universidade de Évora de 29 de Abril a 2 de Maio de 2009, em colaboração com a Associação Ludus, o Museu da Ciência da Universidade de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Matemática, o Recreational Mathematics Colloquium I.
Promover a colaboração entre investigadores portugueses de diversas áreas da Matemática, bem como para reafirmar e fortalecer os laços de cooperação científica entre a comunidade científica portuguesa e as de outros países.