Maria de Deus Beites Manso
Associate Professor with Agregação (Department of History)
Employment contract in public functions indefinitely
2007/2008 - Professora Visitante nos Mestrados de Estudos Lusófonos e de Estudos Latino-Americanos, Inter-University Institute of Macau.
2008-2011: Investigadora Visitante da Universidade de Macau, Departamento de Português.
2010- 2014: Professora Colaboradora do Programa de Mestrado em História da Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO, Niterói, Brasil.
2015: Professora Visitante CAPES, por concurso, com classificação de Professor Pleno, Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvendo seminários de lecionação na licenciatura, mestrado e doutoramento.
Comissão de acompanhamento do Centro de Estudos Interculturais, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (2007 .)
Nomeada pela Reitoria da UE como ponto focal da Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais no projeto desenvolvido pelo Instituto Camões: Parcerias para a promoção global da Língua Portuguesa, em 11 de maio de 2016.
Membro Associado do Centro de História da FLUL, Grupo de Investigação Mundos Novos e conexões mundiais, 2014 .
GruGrupos de Pesquisa Certificados Pelo CNPq (brasil)
Grupo de Pesquisa (História do Mundo Ibérico, coord: Suely Creusa Cordeiro de Almeida; Wellington Barbosa da Silva, 2009…
JJesuítas na América, coordenadora: Maria Cristina Bohn Martins, Universidade do VVale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 2009 … HHistória Colonial da Amazónia, coordenado pela Profª Márcia Mello, Julho de 2011 ….. Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização - séculos XV a XIX., coordenado por Eduardo França Paiva, UFMG, maio de 2014 … Escravidão e Mestiçagens: comércio e trânsitos culturais nos sertões da Bahia e de Minas Gerais. Século XVIII, Coordenadora Isnara Pereira Ivo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fevereiro de 2015 … Mundo Ibérico em perspectiva: conexões históricas e culturais, coordenação Eliane Garcindo de Sá, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016… Laboratório de Estudos, Documentação Inquisitorial e Sociedades do Antigo Regime, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenação Grayce Mayre Bonfim Souza, 2016… Laboratório de História Regional do Espirito Santo e Conexões Atlânticas, Universidade Federal do Espírito Santo, coordenação de Luiz Cláudio Moisés Ribeiro, fevereiro de 2017…. Culturas, Identidades e Religiosidades, Universidade Federal de Sergipe, coordenação de Antonio Lindvaldo Sousa, marco de 2017… |
Membro Associado do Centro de História da FLUL, Grupo de Investigação Mundos Novos e conexões mundiais, 2014 ….
Bolsas e apoios de investigação:
Doutoramento:
- Bolseira da European Science Foundation, com sede no Institut for the History of European Expansion da Universidade de Leiden, para a participação num Curso de Verão sobre História da Expansão Europeia, Sant Feliú de Guixols (Barcelona), 18 a 24 de Julho de 1994, onde apresentamos a seguinte comunicação: " Le Malabar aux XVI e et XVIIe Siècles".
- Fundação Calouste Gulbenkian: bolsa de investigação para o Arquivo Histórico de Goa (Panjim) e o Arquivo Histórico da Diocese de Cochim, de 28 de Junho de 1995 a 26 de Julho de 1995.
- Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses: bolsa de investigação para o Archivum Romanum Societatis Iesu, Roma, de 15 de Setembro de 1995 a 30 de Setembro de 1995.
- Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses: bolsa de investigação para conclusão das pesquisas iniciadas em 1995 no Archivum Romanum Societatis Iesu, de 15 de Setembro de 1996 a 30 de Setembro de 1996.
- Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Bolsas e Educação): bolsa de investigação para o Archivum Romanum Societatis Iesu, Roma, de 16 a 30 de Junho de 2000.
- FCT: Bolsa Sabática: Junho a Setembro de 2005. A bolsa foi concedida para Rhode Islland College (Providence, USA), mas por questões de prioridade científica, particularmente, na área da investigação, optamos pela cidade de Salvador: Arquivo da Santa Casa da Bahia e Arquivo Público do Estado da Bahia. Contamos com o apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana e de docentes da Universidade Federal da Bahia, dos quais destacamos o Prof. João José Reis.
- Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço Internacional): bolsa de investigação para o Arquivo da Santa Casa da Misericórdia da Bahia (Brasil). Foi-nos atribuída uma verba a fim de continuarmos individualmente o projeto: Escravatura, Orfandade e Pobreza Feminina no Império Colonial Português (séc. XVI-XX).