Skip to main content

Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça

Assistant Professor (Department of Pedagogy and Education)

Fotografia
Doctoral Degree: Ciências da Educação (Universidade de Évora - 2005)
Bachelor's Degree: Línguas e Literaturas Modernas-Estudos Portugueses/Línguas e Literaturas (FCSH - Universidade NOVA de Lisboa - 1990)
Department of Pedagogy and Education Assembly (Advisor)
CIEP - Center for Research in Education and Psychology of the University of Évora (Collaborating Member)
CIDEHUS - Interdisciplinary Center for History, Cultures and Societies (Collaborating Member)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Deputy)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário (Deputy)
Advisory Council of School of Social Sciences (Member)
Department of Pedagogy and Education (Director)
Ciências da Educação
Educação Literária
Ensino da Língua Materna
Literatura para a Infância
Bibliotecas Escolares
Verônica Maria de Araújo Pontes, Luzia Guacira dos Santos Silva e Maria Carmem Silva Batista. Trilhas Pedagógicas 2. Editora CRV
Renata Junqueira de Souza e Berta Lúcia Tagliari Feba. Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática. Storbem Gráfica e Editora
Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores
Balça, A. & Magalhães, O. (2012) Das estórias e da história ? Foi quando a família real chegou? e 1808 In E. Debus, D. Juliano, J. Passos & N. Bortoloto (Orgs.) Anais. 5.º SLIJ. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (pp. 527-531) Florianópolis: UFSC-UNISUL
Das estórias e da história ? Foi quando a família real chegou? e 1808 In Anais. 5.º SLIJ. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
Ana Cristina Guerreiro & Ângela Balça. (2012). Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Maria Adelina Fonseca & Ângela Balça. (2012). O papel da biblioteca escolar: relação com os professores e com a escola.In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Anabela Tomé & Ângela Balça (2012). LER NA ESCOLA: TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Pomar, C. (Coord.)et al.(2012). Guião de Educação, Género e Cidadania. 2º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Que piensan los futuros professores acerca de las bibliotecas escolares ? concepciones y perspectiva. In Anne Godenir & Marianne Vanesse-Hannecart (Eds.). 17th European Conference on Reading Proceedings. (pp. 43-49) Mons: Universidade de Mons.
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. Porto Alegre: Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, vol. 35, n.º 3, p. 371-379
O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVIII, v. 21, n.º22, p. 93-105, jan./abr.2012, UNESP.

* For more publications, perform a search by author name on Digital Repository of Scientific Publications of UÉ.



I Am
Section where you can select the access profile that best suits your situation.
UÉ Candidate
Training Offer, Knowing UÉ, Applications, Social Support and Useful Documentation
UÉ Student
School Calendar, Opportunities, Mobility Programs and Academic Activities
Lecturer and Researcher
R&D Units, Featured News, Research Projects, Activities under Development and Conferences
Alumnus
UÉ Family, Alumni Activities, Testimonials, Career Awards and Events of Interest
Company
Business Events, Submission of Traineeship and Job Offers, UÉ Services
I Want
Section where you can select a quick link, for an action you want to perform