UÉ de parabéns: Senado aprova estatutos da ESDH

O Senado da Universidade de Évora, órgão consultivo no âmbito do planeamento estratégico da Universidade, aprovou ontem, dia 06 de outubro de 2021, os estatutos da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UÉ, em conformidade com as alterações aos Estatutos da academia eborense publicadas em fevereiro último em Diário da República.

Esta é uma aposta da Universidade de Évora que pretende oferecer uma abordagem inovadora da formação académica na área da Saúde, fortalecendo a sua relação com a comunidade, os parceiros e a região do Alentejo.

Para Ana Costa Freitas este projeto vai “impulsionar a formação e investigação nas áreas da clínica associadas a problemas de comorbilidade presentes na maioria das pessoas de mais idade, numa ótica transdisciplinar e inovadora”.

Évora contava já com a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, um estabelecimento “bastante conceituado, na sua área” como recorda Ana Costa Freitas, indicando que, “a nossa intenção era que a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano pudesse integrar a Escola de Enfermagem São João de Deus, porém, uma vez que esta é de caracter politécnico o regime jurídico não o permite” sublinhou sem esquecer que “como é óbvio há aqui um grande trabalho de cooperação” entre as duas unidades orgânicas.

A Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano vai agora dar início à sua formação de profissionais que contribuam para a humanização dos serviços de saúde, procurando igualmente oferecer respostas mais eficazes e eficientes para os principais desafios atuais de saúde pública, prestando especial atenção ao perfil marcante da população desta região. Atualmente a ESDH oferece formação de 1.º ciclo (licenciaturas) em Ciências do Desporto e de Reabilitação Psicomotora, enquanto a formação de segundo ciclo, (mestrado) engloba, nomeadamente o curso de Direção e Gestão Desportiva; Exercício e Saúde e  de Psicomotricidade.

A Reitora faz ainda notar que a UÉ pretende submeter à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) o curso de Ciências Biomédicas, já no que diz respeito ao curso de medicina, Ana Costa Freitas, recorda que é um objetivo, mas que só será possível “quando houver condições sólidas no que diz respeito ao corpo docente, ao apoio laboratorial e à investigação a decorrer, para a abertura deste curso”.

Com a aprovação da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, a Universidade de Évora, contempla agora quatro escolas de natureza universitária uma de natureza politécnica, bem como o Instituto de Investigação e Formação Avançada.

Publicado em 08.10.2021