UÉ aposta no regresso seguro

Para este novo ano letivo a Universidade de Évora (UÉ) preparou uma estratégia de atuação para garantir um regresso seguro a toda a comunidade académica. Além das medidas em vigor desde o início da pandemia, destaque agora para o rastreio gratuito à Covid-19, levado a cabo pela Unidade de Diagnóstico da UÉ, durante a primeira semana de aulas, até 17 de setembro e, tal como definido pela DGS  a “casa aberta” no Centro de Vacinação Covid do concelho de Évora.

A UÉ, em articulação com a ARS-Alentejo, assegura dias de vacinação na modalidade “casa aberta” para todos aqueles que pretendam ser vacinados fora do seu concelho ou área de residência. À semelhança do que se tem verificado a nível nacional, esta modalidade de vacinação destina-se à administração de primeiras doses a utentes elegíveis que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 12 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.

Por outro lado, com o objetivo de identificar precocemente casos da doença Covid-19, a UÉ proporciona, igualmente a toda a comunidade académica, testes gratuitos à covid-19. As sessões de rastreios realizam-se em diversos edifícios da UÉ, nomeadamente na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus de 13 a 17 de setembro entre as 9h e as 13h30, no Colégio do Espírito Santo (CES) e no Colégio Luís António Verney (CLAV) de 13 a 15 de setembro no mesmo horário ou pode optar-se ainda por realizar o teste à Covid-19 no polo da Mitra ou no polo dos Leões, nos dias 14 e 15 de setembro, das 9h às 12h30. Refira-se que a Universidade de Évora continua durante a semana a realizar os testes PCR por marcação às terças e sextas-feiras.

Já as matrículas para os novos estudantes que decorrem entre 27 de setembro a 1 de outubro, à semelhança dos moldes adotados no ano académico anterior, privilegiando-se o processo online, sendo que apenas é obrigatória a matrícula presencial para os cursos com pré-requisitos.

"O objetivo destas medidas é proporcionar um regresso seguro a todos com vista a garantir que o ano académico decorra com normalidade e que consigamos continuar juntos, a estudar, a ensinar, a investigar e a inovar" destaca a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, salientando que "a chegada de novos estudantes à Universidade de Évora constitui um dos momentos académicos por excelência".

Refira-se ainda que a UÉ continuará a implementar e a acompanhar atentamente as recomendações do Governo, face aos desenvolvimentos relativos à COVID-19. Para tal, serão mantidas todas as medidas já em funcionamento, como a obrigatoriedade do distanciamento físico, o uso de máscara, a disponibilização de Solução Antissética de Base Alcoólica (SABA) nas várias salas, os tapetes desinfetantes em todas as entradas principais e o pórtico de desinfeção na entrada do claustro do Colégio do Espírito Santo.

Publicado em 14.09.2021