Estudantes Internacionais já podem candidatar-se à UÉ

A Universidade de Évora (UÉ) tem abertas, até 27 de março de 2020, as candidaturas para os Estudantes Internacionais, que pretendam ingressar nos curos de Licenciatura ou Mestrado Integrado, no ano letivo 2020/2021.

Conhecida como a Cidade-Museu, Évora tem mais de 2000 anos de história, estando classificada como Património Mundial da UNESCO. Rodeada por vastas muralhas de herança romana, a cidade alberga a Universidade de Évora, fundada em 1559, sendo por isso a segunda universidade mais antiga de Portugal. Atualmente a UÉ integra as mais reconhecidas redes de investigação europeias e mundiais, recebendo anualmente mais de mil alunos estrangeiros, de mais de setenta nacionalidades, oferecendo assim uma oportunidade singular para uma formação de excelência e uma vivência multicultural.

Este é o momento de os alunos internacionais se candidatarem à UÉ, sempre que possuam nacionalidade de um país que não pertença à União Europeia e que sejam titulares de qualificação que dê acesso ao ensino superior no país de origem (diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a conclusão de ensino secundário ou equivalente legal), bem como aprovação em exames (como é exemplo o ENEM, no caso do Brasil), ou diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente, atribuída por uma escola secundária ou pelos serviços competentes do Ministério da Educação. As candidaturas são submetidas exclusivamente online e  primeiro passo implica o preenchimento de um formulário de candidatura, disponível aqui.

No 1º ano recebem bolsa todos estudantes internacionais que sejam nacionais de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa ou que beneficiem do Estatuto de Refugiado ou de Apátrida. Nos anos seguintes, os alunos devem ter um aproveitamento mínimo para continuar a receber a bolsa. Para Licenciaturas ou Mestrado Integrado o montante de propina com Bolsa de Cooperação e Desenvolvimento é €1250. Os valores respeitantes aos 2º e 3º ciclos estão previstos nos Editais de cada Curso.

Encontra-se igualmente a decorrer o processo de candidatura online a Doutoramentos, Mestrados e pós-graduações, através de preenchimento de formulário próprio, sendo requerido registo prévio. Todos os alunos internacionais, quer de países da União Europeia quer de países de fora da União Europeia, devem fazê-lo através do Concurso Geral para 2º e 3º ciclos, estando disponível mais informação aqui.

Se o aluno vem de um país da União Europeia e pretende candidatar-se a um dos cursos de Licenciatura ou Mestrado Integrado, deve fazê-lo através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior ou através dos Concursos Especiais, podendo encontrar informação adicional aqui.

A UÉ é uma universidade que acolhe os estudantes internacionais, caracterizando-se pela sua vertente multicultural. Trata-se uma universidade transdisciplinar, com uma oferta formativa permanentemente atualizada, com excelentes condições de estudo e de investigação, oferecendo cursos em todas as áreas do Conhecimento: Artes, Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia.

Publicado em 13.02.2020