Maria Elisa Rolo Chaleta
Prof. Associado c/ Agregação (Departamento de Psicologia)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
Doutoramento: Psicologia (Universidade de Évora - 2003)
Mestrado: Psicologia/Psicologia Educacional (Instituto Superior de Psicologia Aplicada - 1996)
Licenciatura: Psicologia/Psicologia Educacional (Instituto Superior de Psicologia Aplicada - 1990)
CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia (Membro Integrado Doutorado)
Comissão de Curso da Pós-Graduação em Gerontologia e Dinâmicas Psicossociais do Idoso (Adjunto)
Comissão de Curso da Pós-Graduação em Liderança e Eficácia no Trabalho (Adjunto)
Conselho Científico (CIEP) (Conselheiro)
Conselho Diretivo (CIEP) (Vice-Diretor)
Direção de Curso do Programa de Doutoramento em Psicologia (Adjunto)
Escola de Ciências Sociais (Sub-Diretor)
Tema 4 - Educação Superior - estruturas e processos (Membro Integrado Doutorado)
Tema 4 - Educação Superior - estruturas e processos (Coordenador)
Psicologia
Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior;
Cognição, Metacognição e Afecto;
Aprendizagem e Inclusão
Cognição, Metacognição e Afecto;
Aprendizagem e Inclusão
2012-2108 - Membro Interno do Conselho Geral da Universidade de Évora
2016-2018 - Representante do CRUP na Comissão Consultiva do Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT-NECTES) - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Projectos de Investigação
a)- Principal Investigator
- 2017-2020 - Learning and Teaching at the University - L & T. PTDC/CED-EDG/29252/2017 (FCT).
- 2010-2014 Learning Orchestration in Higher Education - contributes to learning quality and academic success. PTDC/CPE-CED/103195/2008 (FCT/ COMPETE)
b) Investigator
2010-2013 - DISTINC - Developing an In service Training in Inclusive Classroom Practices. (510072-LLP-1-TR-COMENIUS-CMP). Lifelong Learning Programme Comenius Multilateral Project 2010-2012 (investigator).
2006-2009 - IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools: Inclusive Classrooms a multidimensional approach. Financiamento do Programa COMENIUS. Ref: 128825-CP-1-2006-UK-Comenius-C21. - Coordenadora da tarefa 3.2.
1999-2000 Projecto Internacional Coeducação - do Princípio ao Desenvolvimento de uma Prática. Parceiros nacionais: Comissão para Igualdade e para os Direitos das Mulheres, APEM, ESE de Beja, ESE de Santarém, ESE de Setúbal, Universidade de Évora, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto. Parceiros internacionais: CISEM de Milão, Universidade de Valladolid e Centre dInformation et Orientation et Institut Universitaire de Formation des Maîtres da Académie de Lyon (investigator).
2014 - Estudo de Avaliação Externa do Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo do Ensino Básico. CIEP-UE, CIDEHUS e CESnova. Entidade Financiadora: Ministério da Educação. Cofinanciado pelo POAT-FSE.
2014 - Estudo sobre o Alargamento da Escolaridade Obrigatória Medidas Educativas de Inclusão. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Entidade Financiadora: Ministério da Educação.
2007-2010 - PTDC/CED/66503/2006 (FCT). Processos Auto-regulatórios e rendimento académico: Fundamentos Pessoais e Sociais. Financiado pela FCT.
2007-2008 - POCI/ALE/04.01.02/0097/0002/2006 - Study of the influence of personal e contextual variables in the academic performance: the situation of college students in Alentejo.
2005- 2006 - Projecto Promover Competências de Estudo na Universidade Parceria com a Universidade do Minho e a Universidade da Beira Interior. Financiado por TertraQuimica e F. Ramada.
2004-2006 - Projecto Internacional cUME Promover as Estratégias de Estudo na Universidade. Em parceria com a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Oviedo (Espanha). Financiado por TertraQuimica e F. Ramada.
2016-2018 - Representante do CRUP na Comissão Consultiva do Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT-NECTES) - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Projectos de Investigação
a)- Principal Investigator
- 2017-2020 - Learning and Teaching at the University - L & T. PTDC/CED-EDG/29252/2017 (FCT).
- 2010-2014 Learning Orchestration in Higher Education - contributes to learning quality and academic success. PTDC/CPE-CED/103195/2008 (FCT/ COMPETE)
b) Investigator
2010-2013 - DISTINC - Developing an In service Training in Inclusive Classroom Practices. (510072-LLP-1-TR-COMENIUS-CMP). Lifelong Learning Programme Comenius Multilateral Project 2010-2012 (investigator).
2006-2009 - IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools: Inclusive Classrooms a multidimensional approach. Financiamento do Programa COMENIUS. Ref: 128825-CP-1-2006-UK-Comenius-C21. - Coordenadora da tarefa 3.2.
1999-2000 Projecto Internacional Coeducação - do Princípio ao Desenvolvimento de uma Prática. Parceiros nacionais: Comissão para Igualdade e para os Direitos das Mulheres, APEM, ESE de Beja, ESE de Santarém, ESE de Setúbal, Universidade de Évora, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto. Parceiros internacionais: CISEM de Milão, Universidade de Valladolid e Centre dInformation et Orientation et Institut Universitaire de Formation des Maîtres da Académie de Lyon (investigator).
2014 - Estudo de Avaliação Externa do Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo do Ensino Básico. CIEP-UE, CIDEHUS e CESnova. Entidade Financiadora: Ministério da Educação. Cofinanciado pelo POAT-FSE.
2014 - Estudo sobre o Alargamento da Escolaridade Obrigatória Medidas Educativas de Inclusão. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Entidade Financiadora: Ministério da Educação.
2007-2010 - PTDC/CED/66503/2006 (FCT). Processos Auto-regulatórios e rendimento académico: Fundamentos Pessoais e Sociais. Financiado pela FCT.
2007-2008 - POCI/ALE/04.01.02/0097/0002/2006 - Study of the influence of personal e contextual variables in the academic performance: the situation of college students in Alentejo.
2005- 2006 - Projecto Promover Competências de Estudo na Universidade Parceria com a Universidade do Minho e a Universidade da Beira Interior. Financiado por TertraQuimica e F. Ramada.
2004-2006 - Projecto Internacional cUME Promover as Estratégias de Estudo na Universidade. Em parceria com a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Oviedo (Espanha). Financiado por TertraQuimica e F. Ramada.
2014-2018 – International Network – “Dynamiques Universitaires pour une société de la Connaissance: aspects interculturels” (universidade de Évora, UFRN Brasil, Université de Paris 8 e Universitad de Valencia) – Coordenadora Nacional.
2015-16 – Membro do grupo internacional de investigação “Understanding Academic Understanding” - Group UAU. Noel Entwistle (coordenação).
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses
POCH-02-53I2-FSE-000042
/
Portugal 2020
acrónimo: IPI.SUCESSO
em curso até 30/11/2023
2022-1-FR01-KA220-SCH-000088056
/
Comissão Europeia
acrónimo: GenderNeutr-All
em curso até 31/08/2024
PTDC/CED-EDG/29252/2017
/
Portugal 2020
,FCT
,Portugal 2020
acrónimo: L&T University
concluído em 14/07/2021
PTDC/CPE-CED/103195/2008
/
FCT
concluído em 01/04/2013
PTDC/CED/66503/2006
/
FCT
concluído em 04/09/2010