Ana Carvalho
Investigador (CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades)
Contrato Trabalho Funções Públicas a termo resolutivo certo
- museus e património imaterial
- transformação digital - museus e património cultural
- sustentabilidade - museus e património cultural
- formação em museologia e profissionalização
- história da museologia - séc. XX
Com doutoramento (2015) e mestrado em Museologia (2009), a sua investigação tem-se centrado na museologia contemporânea, desenvolvendo temas relacionados com o património imaterial, diversidade cultural, participação e transformação digital, em articulação com a área das políticas públicas para os museus e património.
É Investigadora Responsável do projeto InMAP - Memórias e Arquivos: Mapear o (In)tangível (2024-2025) - FCT.2023.10222.S4P23. É membro do Grupo de Trabalho Acesso Digital (Acesso Cultura), que se dedica à transformação digital no sector da cultura, onde co-coordena o Glossário Colaborativo de Acesso Digital na Cultura. Integra a equipa de investigação de quatro projetos internacionais: MEDHEUS, TRANSITION, CULTIVAR e ProSiMoll.
Foi membro do Grupo de Projeto Museus no Futuro (2019-2021), uma iniciativa do Ministério da Cultura português, com o objetivo de propor recomendações de política pública para os museus, palácios e monumentos nacionais. Entre 2016 e 2020 colaborou como Investigadora Principal para o ICOM Portugal no âmbito do projeto internacional Mu.SA - Museum Sector Alliance (Erasmus +, Sector Skills Alliance) dedicado aos museus e à transformação digital. Como investigadora participou ainda nos projetos internacionais BDIAS e MEDINS.
Coordena a Revista MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares (indexada na Scopus) e é autora do blogue académico "No Mundo dos Museus". Tem colaborado em vários projetos editoriais (Coleção Estudos de Museus, RHA-Revista de História da Arte, Revista Culture. Society. Economy. Politics e Boletim ICOM Portugal).
É membro do ICOM (Conselho Internacional dos Museus), activa no ICOM Portugal entre 2014-2020. Carvalho recebeu vários prémios da APOM (Associação Portuguesa de Museologia) pelo seu trabalho.
G2 - Património(s) e Literacias
Investigadora da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-fazer Tradicional: Ligando Patrimónios da Universidade de Évora, desde 2013
2015-2021 - Bolsa de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/111944/2015)
2010-2014 - Bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/65325/2009)
2007-2009 - Bolseira de investigação no âmbito do projeto MEDINS – “Identity is Future: The Mediterranean Intangible Space” (INTERREG III B MEDOCC)
* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.

