Quintino Manuel Junqueira Lopes
Investigador (IHC - Instituto de História Contemporânea)
Contrato Trabalho Funções Públicas a termo resolutivo certo
Investigador principal do projecto PHONLAB (2022.06811.PTDC) Laboratório de Fonética: Coimbra Harvard. Repensar centros e periferias científicas no século XX, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Investigador CEEC - FCT do Instituto de História Contemporânea (UNL - Polo da UE).
A sua actividade centra-se na História científico-institucional do Portugal entre guerras e do pós-II Guerra Mundial, numa perspectiva comparativa e transnacional.
A sua liderança nesta área é ainda evidenciada pela coedição de um livro pela Technische Universität Dresden Press (2022) e um outro pelo Centro de História da Ciência da Real Academia das Ciências da Suécia (2023).
Esta investigação foi adaptada para o programa curricular de escolas secundárias europeias através do projecto "Sharing European Histories" (Euroclio; Evens Foundation), o qual está traduzido em 12 línguas.
Coordenador do Grupo de investigação História da Ciência, Tecnologia e Ambiente (HCTA-UÉ) do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa) - Polo da Universidade de Évora.
Setembro de 2016-Dezembro 2019: bolsa de investigação do Instituto de História Contemporânea – Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica (CEHFCi-UE) (Bolsa_mestre_CEHFCIUE2016); supervisão científica da Professora Doutora Maria de Fátima Nunes.
2012-2016: Bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a referência SFRH/BD/78509/2011. Classificado em 1.º lugar a nível nacional.
2010-2012: Bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projecto “A investigação científica em Portugal no período entre as duas guerras mundiais e a Junta de Educação Nacional” (referência HC/0077/2009). Projecto coordenado pelo Professor Doutor Augusto J. S. Fitas (CEHFCi-UE).
2010: Bolsa de investigação do CEHFCi-UE: “Comunidade científica em Portugal: redes de comunicação científica no século XX”; orientação científica da Professora Doutora Maria de Fátima Nunes.
Consultor histórico do filme "O ano da morte de Ricardo Reis", vencedor do prémio de melhor filme na competição internacional do Festival Efebo D'Oro, em Palermo (Itália). O filme adaptou o romance "O ano da morte de Ricardo Reis", do Prémio Nobel da Literatura José Saramago.
2018: Prémio Publicações Internacionais de Jovens Investigadores atribuído pela Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES).
Desde 2015: a sua investigação foi reconhecida, obtendo financiamentos, da History of Science Society (EUA), Real Academia das Ciências da Suécia, o Institut National des Langues et Civilisations Orientales (France), Universidades de Macau, Johns Hopkins, Estrasburgo, Pompeu Fabra (Barcelona) e pela empresa privada Ferraz de Lacerda (Portugal).