2024

Questões Ambientais Contemporâneas

Nome: Questões Ambientais Contemporâneas
Cód.: FIL14579M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Apresentam-se alguns dos principais problemas ambientais contemporâneos, faz-se a sua caracterização, problematização em diferentes registos: biológicos, bioquímicos, ecológicos, históricos, antropológicos, societais e individuais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos:
Apresentação de alguns dos principais problemas ambientais contemporâneos, sua caracterização, problematização; análise histórica da sua origem, em diferentes registos: biológicos, bioquímicos, ecológicos, climáticos, históricos, antropológicos, societais, individuais.
Competências e Aptidões:
Reconhecimento dos aspectos filosóficos e éticos inerentes a estas questões. Perceber os contributos das ciências biológicas, dos estudos ecológicos, etológicos e ambientais, das ciências e das tecnologias, das artes e humanidades.
De modo a desenvolver a activação de conhecimentos e informações existentes; e as capacidades hermenêuticas, críticas e dialógicas dos estudantes sobre os assuntos expostos, em diferentes escalas de entendimento e de intervenção.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1
Um mundo sem porvir. A multiplicidade e complexidade das questões ambientais contemporâneas. O significado histórico-filosófico do Antropoceno, a relevância das comunidades humanas na história ambiental.
Módulo 2
Um mundo demasiado centrado no humano: a dimensão paisagista da crise ambiental. A extensão e disseminação dos modos urbanos, o esgotamento de recursos e a cumulação de desperdícios, a perda de diversidade natural e cultural.
Módulo 3
Um mundo caminhando para um precipício: a dimensão ecológica da crise ambiental: a deflorestação e a destruição da biodiversidade, a poluição com micro partículas, os perigos da engenharia genética. Problemas éticos no restauro genético de espécies e espaços.
Módulo 4
Do universo fechado ao mundo infinito: a ambivalência da sustentabilidade e as soluções tecnológicas de resolução da crise ambiental. O reconhecimento de novas formas de habitar, o desenvolvimento de relações de companheirismo e cooperação com os não-humanos.

Métodos de Ensino

Exposições pelos docentes; comentários e debates temáticos; apresentações de trabalhos pelos discentes. Recensões bibliográficas; provas escritas e orais de aferição de conhecimentos; trabalhos de pesquisa individuais e de grupo.

Avaliação:
Avaliação contínua: assistência: 20%; participação e debate: 20%; ensaio final e discussão: 60%.
Exame: 100%

Bibliografia

DANOWSKI, D., VIVEIROS DE CASTRO E. (2014). Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro: Cultura e Bárbarie
DERIU, D., et alii (2014). Emerging Landscapes: Between Production and Representation. Ashgate Publishing.
FARINA, A. (2009).Ecology, Cognition and Landscape: Linking Natural and Social Systems. Springer Netherland.
GAN, E., TSING, A. L., SWANSON, H.A. (2017). Arts of Living on a Damaged Planet: Ghosts and Monsters of the Anthropocene. Univ Minnesota Press.
HOURDEQUIN, M., HAVLICK, D. (2015). Restoring Layered Landscapes: History, Ecology, and Culture. Oxford UP.
LATOUR, B. (2015). Face à Gaïa. Huit conférences sur le nouveau régime climatique. Paris: La Découverte.
LOVELOCK, J.(2009). The Vanishing Face of Gaia: A Final Warning. Allen Lane.
ORD, T. (2010). The Precipice: Existential Risk and the Future of Humanity. Hachette Books.
MOORE, J.W. (2016). Anthropocene or Capitalocene?: Nature, History, and the Crisis of Capitalism.
PM Press.