2024
Formação e Contextos de Trabalho
Nome: Formação e Contextos de Trabalho
Cód.: PED13950M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer paradigmas e modelos de formação e compreender relações entre mudança pessoal, profissional e organizacional;
Conhecer quadros concetuais do papel dos sujeitos e dos contextos, suportados no conceito de lifelong learning;
Compreender o conceito de identidade profissional enquanto processo culturalmente inscrito, de autoconhecimento e em permanente construção;
Perspectivar relações entre vivências profissionais, formação e experiência;
Perspectivar a investigação e a reflexão como eixos estruturantes da construção da profissionalidade, do conhecimento profissional e da qualidade educacional;
Desenvolver competências no domínio da participação, da colaboração e do pensamento crítico;
Mobilizar competências de investigação e de reflexão permanente sobre, na e para a acção educativa;
Conceber propostas educativas, considerando as necessidades emergentes dos contextos, as características pessoais e profissionais e parcerias necessárias.
Conhecer quadros concetuais do papel dos sujeitos e dos contextos, suportados no conceito de lifelong learning;
Compreender o conceito de identidade profissional enquanto processo culturalmente inscrito, de autoconhecimento e em permanente construção;
Perspectivar relações entre vivências profissionais, formação e experiência;
Perspectivar a investigação e a reflexão como eixos estruturantes da construção da profissionalidade, do conhecimento profissional e da qualidade educacional;
Desenvolver competências no domínio da participação, da colaboração e do pensamento crítico;
Mobilizar competências de investigação e de reflexão permanente sobre, na e para a acção educativa;
Conceber propostas educativas, considerando as necessidades emergentes dos contextos, as características pessoais e profissionais e parcerias necessárias.
Conteúdos Programáticos
Desafios educacionais no século XXI, mudança e aprendizagem ao longo da vida.
Paradigmas e modelos de formação e desenvolvimento profissional.
Experiências de vida, formação em contexto e percursos de autoconhecimento.
Questões de profissionalidade e profissionalismo
A profissionalização permanente e a mudança organizacional:
- Relações entre saber científico, construção de conhecimento e práticas profissionais; - O papel dos sujeitos e dos contextos;
- A investigação, a reflexão e os contextos de trabalho como dimensões estruturantes da acção e do desenvolvimento profissional;
O potencial educativo dos contextos formais e não formais.
Comunidades de prática, comunidades profissionais de aprendizagem, colaboração e trabalho em equipa: teoria, conceitos e práticas.
Paradigmas e modelos de formação e desenvolvimento profissional.
Experiências de vida, formação em contexto e percursos de autoconhecimento.
Questões de profissionalidade e profissionalismo
A profissionalização permanente e a mudança organizacional:
- Relações entre saber científico, construção de conhecimento e práticas profissionais; - O papel dos sujeitos e dos contextos;
- A investigação, a reflexão e os contextos de trabalho como dimensões estruturantes da acção e do desenvolvimento profissional;
O potencial educativo dos contextos formais e não formais.
Comunidades de prática, comunidades profissionais de aprendizagem, colaboração e trabalho em equipa: teoria, conceitos e práticas.
Métodos de Ensino
A metodologia, determinada pelo perfil do grupo e respetivos interesses, conjugará momentos de pendor informativo com a análise de exemplos concretos, proporcionando estudos de caso e associando teoria e prática. Valorizar-se-ão percursos pessoais e profissionais, adequando os textos científicos a analisar e interpretar, o debate em pequeno e em grande grupo, o estudo autónomo de temas ou o desenvolvimento de um projecto em contexto de trabalho, complementados com uma apresentação oral e dinâmica. Esta metodologia de ensino pretende proporcionar um papel ativo do estudante na criação do processo de aprendizagem. A avaliação será suportada em alguns elementos: Paper individual escrito (PIE) com propostas de formação em contexto baseadas na problemática apresentada e teoricamente fundamentado, assiduidade e participação nas atividades (AP) e dinamização e discussão (DD), em grupo, das tarefas em sala de aula. Classificação Final=(45*PIE)+20*AP+35*DD)/100.
Bibliografia
Borralho, A., Cid, M. & Fialho, I. (2019). Avaliação das (para as) Aprendizagens: Das Questões Teóricas às Práticas de Sala de Aula. In I. Ortigão, D. Fernandes, T. Pereira & L. Santos (Orgs), Avaliar para Aprender no Brasil e em Portugal (pp.219-240). Curitiba: CRV.
Hager, P. (2011). Theories of Workplace Learning. In M. Malloch, L. Cairns, K. Evans & B. N. OConnor (Eds), The Sage Handbook of Workplace Learning (pp.17-31). London: Sage.
Leal da Costa, C., Passeggi, M. C & Rocha, S., (2020). Por uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas. Educação, 45, 1-24. http://dx.doi.org/10.5902/1984644440240
Leal da Costa, C. Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación, 11 (2), 258-279. doi: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445
Wenger, E., McDermott, R. & Snyder, W. (2002). Cultivating Communities of Practice. Boston: Harvard Business School Press.
Hager, P. (2011). Theories of Workplace Learning. In M. Malloch, L. Cairns, K. Evans & B. N. OConnor (Eds), The Sage Handbook of Workplace Learning (pp.17-31). London: Sage.
Leal da Costa, C., Passeggi, M. C & Rocha, S., (2020). Por uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas. Educação, 45, 1-24. http://dx.doi.org/10.5902/1984644440240
Leal da Costa, C. Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida Um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación, 11 (2), 258-279. doi: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.11.2.12445
Wenger, E., McDermott, R. & Snyder, W. (2002). Cultivating Communities of Practice. Boston: Harvard Business School Press.
Equipa Docente
- Maria da Conceição Ferreira Monteiro Leal da Costa [responsável]