2024
Marketing de Destinos e Produtos Turísticos
Nome: Marketing de Destinos e Produtos Turísticos
Cód.: GES11505M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta unidade curricular introduz a teoria e a prática do Marketing aplicadas às organizações do sector turístico.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular são:
1. Compreender as especificidades do marketing de serviços no turismo
2. Identificar factores e fontes de formação da imagem de marca.
3. Construir uma plataforma de experiências para as marcas, incluindo as questões do posicionamento e identidade da marca.
4. Definir estratégias de gestão de espaços e interfaces com clientes.
5. Conhecer estratégias e ferramentas para criação de fidelidade e recuperação de serviços no sector turístico.
1. Compreender as especificidades do marketing de serviços no turismo
2. Identificar factores e fontes de formação da imagem de marca.
3. Construir uma plataforma de experiências para as marcas, incluindo as questões do posicionamento e identidade da marca.
4. Definir estratégias de gestão de espaços e interfaces com clientes.
5. Conhecer estratégias e ferramentas para criação de fidelidade e recuperação de serviços no sector turístico.
Conteúdos Programáticos
1.Introdução
1.1. O conceito de marketing de serviços no turismo
1.2. Mix de marketing nos serviços
2.Gestão da Marca de Destinos e Produtos Turísticos
2.1. Posicionamento, Missão e Identidade da Marca
2.2. Imagem e Valor da Marca
3.Estratégias de Marketing para Destinos e Produtos Turísticos
3.1. Experiências da Marca
3.2. Gestão de Espaços e do Interface com os Clientes
3.3. Criação de Fidelidade e Recuperação de Serviços
1.1. O conceito de marketing de serviços no turismo
1.2. Mix de marketing nos serviços
2.Gestão da Marca de Destinos e Produtos Turísticos
2.1. Posicionamento, Missão e Identidade da Marca
2.2. Imagem e Valor da Marca
3.Estratégias de Marketing para Destinos e Produtos Turísticos
3.1. Experiências da Marca
3.2. Gestão de Espaços e do Interface com os Clientes
3.3. Criação de Fidelidade e Recuperação de Serviços
Métodos de Ensino
As sessões presenciais são teórico-práticas e serão baseadas em metodologias de trabalho ativo. Os conteúdos necessários à compreensão dos diferentes tópicos e as leituras recomendadas serão disponibilizados aos alunos antecipadamente na plataforma de e-learning da Universidade, requerendo-se a preparação das sessões fora da sala de aula.
Nas aulas será privilegiada a aprendizagem baseada em projetos e na resolução de problemas, individualmente e em grupo, com base em casos reais. Os docentes acompanharão os alunos nestas tarefas e, consoante as necessidades e dificuldades, apresentarão e aprofundarão temas e conceitos indispensáveis à aquisição das competências definidas.
Nas aulas será privilegiada a aprendizagem baseada em projetos e na resolução de problemas, individualmente e em grupo, com base em casos reais. Os docentes acompanharão os alunos nestas tarefas e, consoante as necessidades e dificuldades, apresentarão e aprofundarão temas e conceitos indispensáveis à aquisição das competências definidas.
Avaliação
Existem dois regimes de avaliação: contínua e exame.
Em regime de avaliação contínua:
Um trabalho de projecto em grupo (grupos de 3 ou 4 alunos) (60% de ponderação na nota final).
Resolução de 1 estudo de caso individual (40% de ponderação na nota final).
Para obterem aprovação os alunos terão que ter uma nota mínima de 7 valores em cada trabalho
Em regime de exame o aluno realizará um trabalho de projeto individual (100%)
Em regime de avaliação contínua:
Um trabalho de projecto em grupo (grupos de 3 ou 4 alunos) (60% de ponderação na nota final).
Resolução de 1 estudo de caso individual (40% de ponderação na nota final).
Para obterem aprovação os alunos terão que ter uma nota mínima de 7 valores em cada trabalho
Em regime de exame o aluno realizará um trabalho de projeto individual (100%)
Bibliografia
Morrison, A. (2018), Marketing and Managing Tourism Destinations. 2nd edition, Routledge
Schmitt, B. (2010), Customer Experience Management: A Revolutionary Approach to Connecting with Your Customers. John Wiley & Sons
Wang, Y. and Pizam Abraham (2011). Destination Marketing and Management: Theories and Applications. Routledge Advances in Tourism.
Wilson, A.M.; Zeithaml, V.; Bitner, M. and Gremler, D. (2016) Services marketing. 3rd European edition. McGraw Hill, Maidenhead.
Wirtz, J., Lovelock, C. (2021). Services Marketing: People, Technology, Strategy. 9th ed, World Scientific Publishing Company.
Schmitt, B. (2010), Customer Experience Management: A Revolutionary Approach to Connecting with Your Customers. John Wiley & Sons
Wang, Y. and Pizam Abraham (2011). Destination Marketing and Management: Theories and Applications. Routledge Advances in Tourism.
Wilson, A.M.; Zeithaml, V.; Bitner, M. and Gremler, D. (2016) Services marketing. 3rd European edition. McGraw Hill, Maidenhead.
Wirtz, J., Lovelock, C. (2021). Services Marketing: People, Technology, Strategy. 9th ed, World Scientific Publishing Company.
Equipa Docente
- Leonor Lopes Borges Vacas de Carvalho [responsável]