2024
Metodologia de Execução de Projecto
Nome: Metodologia de Execução de Projecto
Cód.: MUS12903M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de capacidades de planeamento da investigação, elaboração de estratégias, metodologias e instrumentos de recolha e análise de dados e de produção de resultados.
Pretende-se que os alunos adquiram e aprofundem conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação conducente à realização da componente não-lectiva do mestrado; que desenvolvam os recursos e capacidades de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Pretende-se que os alunos adquiram e aprofundem conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação conducente à realização da componente não-lectiva do mestrado; que desenvolvam os recursos e capacidades de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
- Do problema à hipótese.
- A construção de um projecto de investigação: opções metodológicas.
Etapas da investigação:
- Investigação qualitativa e quantitativa
- Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos)
- Análise e interpretação dos resultados.
Formalização do trabalho:
- Redacção e apresentação dos trabalhos científicos
- Referências bibliográficas e estilo editorial
- Apresentação em Conferências profissionais
- A construção de um projecto de investigação: opções metodológicas.
Etapas da investigação:
- Investigação qualitativa e quantitativa
- Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos)
- Análise e interpretação dos resultados.
Formalização do trabalho:
- Redacção e apresentação dos trabalhos científicos
- Referências bibliográficas e estilo editorial
- Apresentação em Conferências profissionais
Métodos de Ensino
Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Utilizar-se-á uma metodologia que combine a exposição teórica, a partir da necessidade de teorizar ideias apresentadas pelos alunos, o trabalho de grupo, o debate e a crítica com base em exemplos de trabalhos de investigação.
Avaliação
O aluno pode optar entre:
Avaliação Contínua
?Relatório de análise crítica da componente metodológica de uma dissertação de mestrado, doutoramento ou outra publicação científica. (50%) (com apresentação oral prévia)
? Projeto de investigação (35%)
? Apresentação oral do Projeto de Investigação (15%)
ou
Avaliação Final
? Teste escrito (100%)
Avaliação Contínua
?Relatório de análise crítica da componente metodológica de uma dissertação de mestrado, doutoramento ou outra publicação científica. (50%) (com apresentação oral prévia)
? Projeto de investigação (35%)
? Apresentação oral do Projeto de Investigação (15%)
ou
Avaliação Final
? Teste escrito (100%)
Bibliografia
Bell, J. (2002). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Gradiva.
Eco, U. (1997). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Editorial Presença.
Harper-Scott, J. P. E., & Samson, J. (Eds.). (2009). An Introduction to Music Studies. Cambridge University Press.
Knowles, J. G. & Cole, A. (Eds.) (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Sage Publication.
López-Cano, R., & San Cristóbal, Ú. (2014). Investigación artística en música: problemas, métodos, paradigmas, experiencias y modelos. Fonca-Esmuc.
Reis, F. L. (2018). Investigação Científica e Trabalhos Académicos - Guia Prático. Sílabo.
Silva, A. S. & Pinto, J. M. (orgs). (2001). Metodologia das Ciências Sociais. Edições Afrontamento.
Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios. Pactor.
Eco, U. (1997). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Editorial Presença.
Harper-Scott, J. P. E., & Samson, J. (Eds.). (2009). An Introduction to Music Studies. Cambridge University Press.
Knowles, J. G. & Cole, A. (Eds.) (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Sage Publication.
López-Cano, R., & San Cristóbal, Ú. (2014). Investigación artística en música: problemas, métodos, paradigmas, experiencias y modelos. Fonca-Esmuc.
Reis, F. L. (2018). Investigação Científica e Trabalhos Académicos - Guia Prático. Sílabo.
Silva, A. S. & Pinto, J. M. (orgs). (2001). Metodologia das Ciências Sociais. Edições Afrontamento.
Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios. Pactor.
Equipa Docente
- Pedro Filipe Russo Moreira [responsável]