2023

Seminário de Investigação I

Nome: Seminário de Investigação I
Cód.: MUS12881M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Familiarizar os alunos com métodos de investigação e os critérios de exigência de um trabalho de natureza científica.
Estimular o interesse na capacidade de trabalhar de forma indepentente;
Desenvolver a capacidade de reflectir criticamente sobre a sua própria prática e a dos outros;
Desenvolver a capacidade de apresentar ideias com clareza e saber comunicá-las de forma eficiente.

Conteúdos Programáticos

- Actividades dirigidas à formação para a investigação através de práticas continuadas no decorrer do semestre.


Métodos de Ensino

Seminário. Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e
acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Utilizar-se-á uma
metodologia que combine a exposição teórica, a partir da necessidade de teorizar ideias apresentadas pelos alunos, orientando um debate e crítica com base em exemplos de trabalhos de Investigação.

Trabalhos escrito : 40%
Aváliação contínua: 40%
Capacidade na apresentação oral: 20%

Bibliografia

– APA Style Guide to Electronic References (Sixth edition). (2012). Washington (D.C.): American Psychological Association.
– Gloag, K. & Beard, D. (2005). Musicology: The Key Concepts. London & New York: Routledge.
– Harper-Scott, J. P. E. (2009). An Introduction to Music Studies. Cambridge: Cambridge University Press.
– Herbert, T. (2001). Music in Words: A Guide to Researching and Writing about Music. Oxford, New York: Oxford University Press.
– Publication Manual of the American Psychological Association (Sixth edition). (2010). Washington (D.C.): American Psychological Association.
– Sampsel, L. J. (2009). Music Research: A Handbook. New York: Oxford University Press.

Equipa Docente