Ecologia, Padrões e Processos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dotar o aluno de conhecimentos sobre a teoria ecológica no sentido de interpretar a organização da Ecosfera e os processos envolvidos.
Fornecer conhecimentos técnicos tendo em vista a intervenção profissional na área do ambiente
Conteúdos Programáticos
1. Ecologia, ecologias. Ideias e conceitos.
2. Níveis de organização dos sistemas vivos: da molécula orgânica à ecosfera.
O âmbito da Ecologia.Conceito de sistema e sua importância nas ciências da vida.
3. Protagonistas fundamentais e drivers. Matéria e Energia.
Modelo geral de ciclo de matéria e de fluxo de energia.
4. A energia para circular a matéria e para manter a organização dos sistemas controlando a entropia.
Energia. Fluxo de energia, Termodinâmica, trabalho, produção, rendimento. O fluxo de energia entre níveis tróficos.
5. Circulação de matéria. Ciclos biogeoquímicos, Compartimentos e fluxos. Ciclos com fases a taxas distintas. Ciclos globais e ciclos locais.
6. Indivíduos e ambiente. Factores ambientais, distribuição e abundância.
Leis de Liebig e de Shelford. Factores limitantes. Intervalos de tolerância.
Os indivíduos e as populações perante o ambiente. O programa dos sistemas vivos - mudar para persistir num mundo de mudança. A adaptação.
7. Populações. Interacções e dinâmica temporal. Competição - onde a evolução e a ecologia se encontram. Competição e especialização. Estratégias, respostas às pressões, resistência e resiliência. Mecanismos de regulação.
8. Comunidades. Complexidade e seus factores. Teoria Biogeográfica Insular. Hipótese da Perturbação Intermédia. .
9. Ecossistemas e Sucessão. Persistência e Transformação. Os sistemas ecológicos tendem para o equilíbrio? Os sistemas vivos nascem, desenvolvem-se e morrem - os ecossistemas também morrem? Sistemas aquáticos versus sistemas terrestres. Como rejuvenescer um ecossistema
10. Ordem, equilíbrio e caos. O mito da Natureza ordenada, harmoniosa e perfeita. Teleologia e sentido sagrado da função-missão.
Métodos de Ensino
E-learning envolvendo materiais fornecidos ou indicados e pesquisa de fontes relevantes pelos alunos, desenvolvimento de actividades e discussões no Moodle.
Avaliação
Avaliação envolvendo as formas correntes no ensino à distância - pesquisas na internet, elaboração e discussão de ensaios e glossários, debates nos fora, análises de literatura, questionários.
Bibliografia
Begon M, Townsend C.R. Harper J.L. 2005. Ecology: from individuals to ecosystems. Wiley, N.Y.
Bernardo, J.M. 1995. Ecologia das Populações e das Comunidades. Universidade Aberta, Lisboa
Krebs, C.J. 2009. Ecology: the Experimental Analysis of Distribution and Abundance. Harper & Row, N.Y.
Odum, E.P. , Barrett G.W. 2004. Fundamentals of Ecology. Brooks Cole.
Ricklefs R.E. & G.L.Miller 2000. Ecology. W.H.Freeman, N.Y.
Vieira da Silva, J. 1979. Introduction à la Théorie Écologique. Masson, Paris