2023

Sustentabilidade: uma abordagem transdisciplinar

Nome: Sustentabilidade: uma abordagem transdisciplinar
Cód.: PAO10040O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: E-learning

Apresentação

Constitui a unidade curricular base do curso relativamente à componente sustentabilidade. Aborda as diversas dimensões da sustentabilidade numa perspectiva transdisciplinar, propondo uma reflexão sobre as dificuldades do próprio conceito, contradições e entraves práticos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objectivo a aquisição, por parte dos e-estudantes, de conceitos e conhecimentos conducentes ao desenvolvimento de uma cultura da sustentabilidade, numa perspectiva transdiciplinar. Através da construção de conhecimento relevante para o formando pretende-se desenvolver e potenciar o gosto pelo conhecimento, a sensibilidade e o espírito crítico dos e-estudantes. Pretende-se também promover competências e aptidões para a construção de conhecimento inter e transdisciplinar.
A auto-formação ao longo da vida será a competência principal a desenvolver. Nesse sentido a unidade curricular permitirá ainda o desenvolvimento das seguintes competências: a) pesquisar, compilar e interpretar de forma crítica a informação relevante para a realização das tarefas propostas no âmbito dos conteúdos programáticos; b) desenvolver capacidade de planear, estruturar e apresentar, por escrito, as tarefas solicitadas no âmbito dos conteúdos programáticos; c) trabalho

Conteúdos Programáticos

1.Introdução à sustentabilidade
Génese e estabelecimento epistemológico contemporâneo de uma noção antiga: ordem, harmonia, estabilidade, ciclicidade, tácita.
Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: uma questão complexa.
Pensamento da complexidade - das abordagens mecanicistas às abordagens sistémicas.
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade - a abordagem transdisciplinar.

2.Dimensões do problema contemporâneo
Degradação ambiental, perda de ecossistemas naturais e de biodiversidade
Esgotamento e sobre-exploraçăo de recursos
Consumismo e artificialização da vida

3.Território, Paisagem e sustentabilidade
Socio-economia - transformações para um futuro sustentável
Agricultura, alimentação e gestão de resíduos
Energia e sustentabilidade - a Física Verde
Química e sustentabilidade - a Química verde
ICT, Design, arquitectura e sustentabilidade
Tecnologias verdes

4.Perspectivas de futuro
Outras sustentabilidades: perspectivas ecológicas, antropológicas, etológicas, éticas.

Métodos de Ensino

O ensino desta unidade curricular desenvolve-se na sua totalidade em contexto online tendo por raiz metodologias construtivistas dando grande relevo à construção colaborativa de conhecimento.
A avaliação é contínua. No âmbito de cada módulo serão obrigatórias leituras e visualização de vídeos.
Haverá sempre um fórum de discussão onde os e-estudantes desenvolverão ideias sobre os recursos propostos. Serão realizados trabalhos de grupo em torno de cada tópico. No fim de cada tópico haverá uma avaliação formativa e uma avaliação sumativa. O resultado final (100%) será a média de todos essas etapas do percurso.

Avaliação

A avaliação é contínua. No âmbito de cada módulo são obrigatórias leituras e visualização de vídeos. Há para cada tema um fórum de discussão onde os e-estudantes desenvolverão ideias sobre os recursos propostos. Foram realizados trabalhos em torno de cada tópico. No fim de cada tópico houve uma avaliação sendo o resultado final a média de todas essas etapas do percurso.

Bibliografia

Bannett J. (2010). Vibrant Matter - a Political Ecology of Things. Duke University Press
Bermardo JM (2010). Global crisis and the uncertain future. In Pires IM, Gibert M, Hens L (eds). Studies in Human Ecology. 68. Belgian-Vietnamese Cooperation. Publishing House for Science and Technology
Delicado, A., Domingos, N., Sousa, L. de (Eds.) (2018). Changing societies: legacies and challenges. Vol. 3. The diverse worlds of sustainability. Lisbon: Imprensa de Ciências Sociais
Hilty LM. (2008). Technology and Sustainability: Essays on the Relationship between Information Technology and Sustainable Development. Norderstedt: Herstellung und Verlag
NEF (2009). The Great Transition, New Economy Foundation, London
Santamaria C (2010). Petit Manuel de Physique Verte. Paris: Ellipses
UN (2015). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development
Tsing, A., et al. (2017). Arts of Living on a Damaged Planet: Ghosts and Monsters of the Anthropocene. Univ Minnesota Press.