2025
Análise e tratamento de dados em Geologia
Nome: Análise e tratamento de dados em Geologia
Cód.: GEO13462M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Este curso destina-se a aprofundar conceitos básicos e apresentar várias ferramentas disponíveis para a exibição e extração de informações a partir de dados.
Com este curso os estudantes devem aumentar a sua capacidade de entender a literatura sobre estatística e análise de dados, tornando-se qualificados para aplicar a análise e o tratamento de dados geológicos de forma independente.
Entender e aplicar de forma sólida as formas de colher, preparar os dados geológicos e apresentar os resultados, estando consciente tanto das incertezas comummente associadas à modelação geológica quanto das múltiplas maneiras que a análise e tratamento de dados oferece para quantificar tais incertezas.
Com este curso os estudantes devem aumentar a sua capacidade de entender a literatura sobre estatística e análise de dados, tornando-se qualificados para aplicar a análise e o tratamento de dados geológicos de forma independente.
Entender e aplicar de forma sólida as formas de colher, preparar os dados geológicos e apresentar os resultados, estando consciente tanto das incertezas comummente associadas à modelação geológica quanto das múltiplas maneiras que a análise e tratamento de dados oferece para quantificar tais incertezas.
Conteúdos Programáticos
Teórica
1. Introdução
-Análise exploratória de dados
-Populações anómalas e de fundo regional
-Análise de dados modelados
2. Dados geoquímicos multivariados
-Métodos exploratórios
-Elementos limite e pathfinders
-Dados rejeitadose problemas de aquisição
-Outliers; Estimação robusta
-Transformação de dados
3. Modelação de dados geoquímicos e geofísicos
-Métodos de regressão
-Análise de agrupamentos, análise de componentes principais
-Gráficos D2: Uma extensão multivariada de (qq)-plots
-Análise de variáveis canónicas
-Classificando observações desconhecidas
4. Teoria de inversão de problemas
- Conceptualização
- Inversão linear
- Inversão não-linear
- Aplicações
5. Tendências Futuras
Prática
1- Introdução a software de análise e tratamento de dados.
2- Tratamento de dados
3. Análise e tratamento de dados aplicado a um caso de estudo
-Análise preliminar de dados
-Análise exploratória de dados multivariados
-Modelação de dados multivariados
-Inversão de dados
1. Introdução
-Análise exploratória de dados
-Populações anómalas e de fundo regional
-Análise de dados modelados
2. Dados geoquímicos multivariados
-Métodos exploratórios
-Elementos limite e pathfinders
-Dados rejeitadose problemas de aquisição
-Outliers; Estimação robusta
-Transformação de dados
3. Modelação de dados geoquímicos e geofísicos
-Métodos de regressão
-Análise de agrupamentos, análise de componentes principais
-Gráficos D2: Uma extensão multivariada de (qq)-plots
-Análise de variáveis canónicas
-Classificando observações desconhecidas
4. Teoria de inversão de problemas
- Conceptualização
- Inversão linear
- Inversão não-linear
- Aplicações
5. Tendências Futuras
Prática
1- Introdução a software de análise e tratamento de dados.
2- Tratamento de dados
3. Análise e tratamento de dados aplicado a um caso de estudo
-Análise preliminar de dados
-Análise exploratória de dados multivariados
-Modelação de dados multivariados
-Inversão de dados
Métodos de Ensino
O ensino envolverá aulas teóricas e sobretudo teórico práticas em que os alunos aprenderão as diversas abordagens através da resolução de problemas reais e análise de artigos científicos. Será dado especial ênfase à utilização de software livre.
As aulas funcionarão através de uma metodologia "problema driven" em que os estudantes procurarão resolver, com as metodologias trabalhadas nas aulas teóricas e teórico-práticas, problemas reais. Sempre que possível o ensino será feito em contexto de investigação que esteja em desenvolvimento no Departamento de Geociências.
As aulas funcionarão através de uma metodologia "problema driven" em que os estudantes procurarão resolver, com as metodologias trabalhadas nas aulas teóricas e teórico-práticas, problemas reais. Sempre que possível o ensino será feito em contexto de investigação que esteja em desenvolvimento no Departamento de Geociências.
Avaliação
A avaliação incluirá uma componente de avaliação contínua (envolvimento e disponibilidade do estudante, aplicação dos conhecimentos adquiridos, etc.), complementada pela avaliação de um artigo escrito sobre o caso de estudo e da sua apresentação em poster.
Avaliação continua
1) Avaliação Teórica (50%, 10 valores)
o Mini-frequência 1 (25%, 2.5 valores)
o Mini-frequência 2 (25%, 2.5 valores)
o Mini-frequência 3 (25%, 2.5 valores)
o Mini-frequência 4 (25%, 2.5 valores)
2) Avaliação Prática: Trabalhos práticos em grupo (50%, 10 valores)
o Entrega do relatório: 40% (8 valores)
o Apresentação oral: 10% (2 valores)
Avaliação por exame final:
? Época normal: 1 teste teórico-prático ? 100%
? Época recurso: 1 teste teórico-prático ? 100%
? Época especial: 1 teste teórico-prático ? 100%
? Época extraordinária: 1 teste teórico-prático ? 100%
Nota: Os alunos terão de obter um mínimo de 50% em cada uma das componentes (teórica e prática)
Avaliação continua
1) Avaliação Teórica (50%, 10 valores)
o Mini-frequência 1 (25%, 2.5 valores)
o Mini-frequência 2 (25%, 2.5 valores)
o Mini-frequência 3 (25%, 2.5 valores)
o Mini-frequência 4 (25%, 2.5 valores)
2) Avaliação Prática: Trabalhos práticos em grupo (50%, 10 valores)
o Entrega do relatório: 40% (8 valores)
o Apresentação oral: 10% (2 valores)
Avaliação por exame final:
? Época normal: 1 teste teórico-prático ? 100%
? Época recurso: 1 teste teórico-prático ? 100%
? Época especial: 1 teste teórico-prático ? 100%
? Época extraordinária: 1 teste teórico-prático ? 100%
Nota: Os alunos terão de obter um mínimo de 50% em cada uma das componentes (teórica e prática)
Bibliografia
Petrelli, Maurizio. Introduction to python in earth science data analysis: from descriptive statistics to machine learning. Springer Nature, 2021.
Keen, J. (2018). Graphics for Statistics and Data Analysis with R, 2nd edn, Boca Raton, CRC-Chapman and Hall 610 pp.
Olea (2008). Basic statistical concepts and methods for earth scientists. Open File Report 2008-1017, USGS. 193pp.
Janouek, V., Farrow, C. M. & Erban, V. (2006). Geochemical Modelling of Igneous Processes Principles And Recipes in R Language: Bringing the Power of R to a Geochemical Community. Springer, 346pp.
Davis, J. (2002). Statistics and Data Analysis in Geology. Third Edition. John Wiley & Sons, 257pp.
Grunsky, E.C. (2000). Statistical analysis in the geosciences. Geological Survey of Canada, Ottawa, Ontario, Canada.
Artigos científicos e capítulos de livros disponibilizados online na página da disciplina.
Keen, J. (2018). Graphics for Statistics and Data Analysis with R, 2nd edn, Boca Raton, CRC-Chapman and Hall 610 pp.
Olea (2008). Basic statistical concepts and methods for earth scientists. Open File Report 2008-1017, USGS. 193pp.
Janouek, V., Farrow, C. M. & Erban, V. (2006). Geochemical Modelling of Igneous Processes Principles And Recipes in R Language: Bringing the Power of R to a Geochemical Community. Springer, 346pp.
Davis, J. (2002). Statistics and Data Analysis in Geology. Third Edition. John Wiley & Sons, 257pp.
Grunsky, E.C. (2000). Statistical analysis in the geosciences. Geological Survey of Canada, Ottawa, Ontario, Canada.
Artigos científicos e capítulos de livros disponibilizados online na página da disciplina.
Equipa Docente
- Diogo André Pinho da Costa [responsável]
