2025
Didática da Biologia e da Geologia
Nome: Didática da Biologia e da Geologia
Cód.: PED15848M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender o papel da ciência no desenvolvimento sustentável das sociedades.
2. Analisar quadros epistemológicos da construção do conhecimento científico e suas implicações.
3. Conhecer os princípios orientadores da bioética e da geoética.
4. Reconhecer a importância da aprendizagem da Biologia e da Geologia para a melhoria da qualidade de vida das sociedades.
5. Analisar o perfil de saída dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e as aprendizagens essenciais numa perspetiva intercomunicacional.
6. Compreender as principais linhas de força do ensino e da aprendizagem da Biologia e Geologia.
7. Elaborar planificações didáticas e respetivos materiais curriculares, devidamente fundamentadas em dados da bibliografia.
8. Compreender o papel das aprendizagens não-formais.
9. Aplicar conhecimentos teóricos da área da docência e outras áreas transversais com vista à futura prática letiva.
2. Analisar quadros epistemológicos da construção do conhecimento científico e suas implicações.
3. Conhecer os princípios orientadores da bioética e da geoética.
4. Reconhecer a importância da aprendizagem da Biologia e da Geologia para a melhoria da qualidade de vida das sociedades.
5. Analisar o perfil de saída dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e as aprendizagens essenciais numa perspetiva intercomunicacional.
6. Compreender as principais linhas de força do ensino e da aprendizagem da Biologia e Geologia.
7. Elaborar planificações didáticas e respetivos materiais curriculares, devidamente fundamentadas em dados da bibliografia.
8. Compreender o papel das aprendizagens não-formais.
9. Aplicar conhecimentos teóricos da área da docência e outras áreas transversais com vista à futura prática letiva.
Conteúdos Programáticos
1 Conceções sobre a natureza da ciência e suas relações com tecnologia, sociedade, ambiente, matemática e arte
2 Educação em Ciência, em Biologia e em Geologia
3 Didática e História da ciência: dos grandes debates
4 Bioética e geoética
5 Princípios epistemológicos e pedagógico-didáticos orientadores do ensino da Biologia e Geologia
6 Construção do conhecimento e pensamento reflexivo
7 Cognição e ensino da Biologia e Geologia
8 O currículo das ciências experimentais: literacia científica e modelos didáticos
9 Estrutura e planificação do processo didático
10 Prática do ensino das ciências: dinâmica da aula; planificação de unidades curriculares; trabalho prático; resolução de problemas; análise de manuais escolares; elaboração de materiais curriculares; avaliação das aprendizagens
11 Competências, habilidades, objetivos: análise intercomunicacional de documentos curriculares
12 Áreas transversais e didática: ed. ambiental, ed. para a saúde, desenvolvimento sustentável, ed. especial
2 Educação em Ciência, em Biologia e em Geologia
3 Didática e História da ciência: dos grandes debates
4 Bioética e geoética
5 Princípios epistemológicos e pedagógico-didáticos orientadores do ensino da Biologia e Geologia
6 Construção do conhecimento e pensamento reflexivo
7 Cognição e ensino da Biologia e Geologia
8 O currículo das ciências experimentais: literacia científica e modelos didáticos
9 Estrutura e planificação do processo didático
10 Prática do ensino das ciências: dinâmica da aula; planificação de unidades curriculares; trabalho prático; resolução de problemas; análise de manuais escolares; elaboração de materiais curriculares; avaliação das aprendizagens
11 Competências, habilidades, objetivos: análise intercomunicacional de documentos curriculares
12 Áreas transversais e didática: ed. ambiental, ed. para a saúde, desenvolvimento sustentável, ed. especial
Métodos de Ensino
Ensino centrado na aprendizagem. Privilegiam-se práticas reflexivas, dialógicas e cooperativas, assentes na confrontação entre perceções e representações dos estudantes sobre o ensino e a aprendizagem, enquadradas numa visão de educação como espaço de formação de consciências. Ênfase em atividades de simulação: IBL, Projeto e Problema BL e TBL. Desenvolvimento de soft skills: pensamento crítico e criativo, gestão do tempo, motivação, flexibilidade, capacidade de adaptação a ambiente multicultural, trabalho em equipa, positividade, resolução de problemas. Usam-se várias tipologias de trabalho prático laboratorial e de campo. Desenvolvimento de planificações didáticas. Capitalização da produção científica do docente para análise em aula. Pequenas investigações por parte dos alunos, com qualidade para publicação. Uso de ferramentas digitais para a promoção da aprendizagem, da comunicação e flexibilização. A avaliação é encarada de modo autorregulador.
Avaliação
A avaliação formativa é feita através de observações, breves questionários, autoavaliação e atividades diagnósticas que identificam dificuldades e avanços dos estudantes. O docente utiliza os resultados para adaptar sua abordagem, fornecendo feedback contínuo (descritivo, corretivo, motivacional, orientador e reflexivo) e incentivando a participação ativa dos estudantes na própria aprendizagem. Avaliação contínua e final: coavaliação do desempenho individual nos contextos de sala de aula e/ou de trabalho de grupo em ambientes exteriores à sala de aula. a) realização de uma planificação didática em grupo com respetivos recursos educativos (30%); b) teste escrito (20%); c) Elaboração de um artigo de revisão da literatura (30%); d) Portfólio dos trabalhos práticos laboratoriais e de campo realizados (20%).
Bibliografia
Alfaro, P. (2011). Biología y geología: complementos de formación disciplinar. Grao.
AAVV (2018). Innovando la docencia desde la formación del profesorado. Sintesis.
Bonito, J. (2012). Panoramas atuais acerca do ensino das ciências. UFRoraima.
Cañal, P. (2011). Biología y geología: Investigación, innovación y buenas prácticas. Graó.
Cañal, P. (2011). Didáctica de la biología y la geología. Graó.
Fernandez, J., & Morales, M. (2022). La evaluación formativa. SM.
Greco, R., & Almberg, L. (2016). Earth science education. IESO.
Hassard, J., & Dias, M. (2009). The art of teaching science. Routledge.
Lopez, E. (2016). Didactica general y formación del profesorado. SA
Oliveira, H., & Bonito, J. (2023). Practical work in science education. Frontiers in Education, 8, 1151641.
Orion, N., & Libarkin, J. (2023). Earth science education. Routledge.
Pérez, A. (2010). Aprender a enseñar en la práctica. Grao.
Strahler, A. (1987). Science and Earth history. Prometheus.
AAVV (2018). Innovando la docencia desde la formación del profesorado. Sintesis.
Bonito, J. (2012). Panoramas atuais acerca do ensino das ciências. UFRoraima.
Cañal, P. (2011). Biología y geología: Investigación, innovación y buenas prácticas. Graó.
Cañal, P. (2011). Didáctica de la biología y la geología. Graó.
Fernandez, J., & Morales, M. (2022). La evaluación formativa. SM.
Greco, R., & Almberg, L. (2016). Earth science education. IESO.
Hassard, J., & Dias, M. (2009). The art of teaching science. Routledge.
Lopez, E. (2016). Didactica general y formación del profesorado. SA
Oliveira, H., & Bonito, J. (2023). Practical work in science education. Frontiers in Education, 8, 1151641.
Orion, N., & Libarkin, J. (2023). Earth science education. Routledge.
Pérez, A. (2010). Aprender a enseñar en la práctica. Grao.
Strahler, A. (1987). Science and Earth history. Prometheus.